Primeiro terminal marítimo da lista de concessões do Governo Federal, o Porto de Fortaleza foi eleito pela FGV Transportes e pela revista Portos e Navios como a melhor opção em investimento em portos públicos do país. Para o resultado, foram avaliados 24 projetos de arrendamentos portuários da União. A colocação é superior à de equipamentos como o Porto de Santos, em São Paulo.
De acordo com a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves, o Terminal de Fortaleza apresenta inúmeras possibilidades para exploração. “As empresas podem utilizar a área para outras atividades que não sejam apenas de movimentação portuária. A lei permite, por instrução normativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que se possa utilizar da escalação de outras atividades também, já que a temporada de cruzeiros marítimos é sazonal”, disse.
Leia mais |TCU autoriza leilões para concessão de rodovias e aeroportos no país
A pesquisa estima, também, um aumento de 50% na movimentação de turistas no Terminal Marítimo por temporada. Na pesquisa, o porto obteve nota máxima de 1,63. Os autores analisam que “esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do mercado de viagens marítimas, pois a estruturação do local dará melhores condições para a atracagem dos navios e, certamente, impulsionará o turismo nas cidades da costa cearense e região vizinha”.
Entre os 11 critérios avaliados para o estudo, estão o nível de relevância nacional, perspectiva de longo prazo, participação no comércio nacional e internacional. “O TMP oferece uma funcionalidade ampla, o que explica a atratividade, além de uma área de extensão propícia a novas possibilidades de investimento”, pontuou Mayhara Chaves.