Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza amanhece debaixo de chuva na terça-feira (15); confira previsão

Fortaleza amanhece debaixo de chuva na terça-feira (15); confira previsão

Fim de semana prevê chuvas em quase todo o Estado

A terça-feira (15) começou com chuva em Fortaleza, confirmando previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, o cenário deve se repetir na quarta-feira (16). As precipitações são resultados da Pré-Estação no Ceará.

No Centro-Norte, são esperadas precipitações até o início da tarde. Já no Centro-Sul, os registros poderão ocorrer ao longo do dia. A previsão de chuva se baseia na esperada atuação de áreas de instabilidades que se formaram sobre o oceano Atlântico e no leste do Nordeste.

Leia mais | Dezembro terá conjunção de gigantes, eclipse solar e chuva de meteoros

https://www.youtube.com/watch?v=oQOS0dhDdMY&feature=emb_title

Pré-estação

Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.

Publicidade

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.

“As chuvas da Pré-Estação não influenciam as chuvas da estação chuvosa principal, pois, de modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes em dezembro e janeiro são diferentes dos observados na quadra chuvosa”, comenta Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme.

Estimativa

Conforme a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica, isto é, próximo a 31,6 mm. “Observamos, contudo, que como os sistemas meteorológicos atuantes neste período são transientes e de baixa previsibilidade, é importante acompanhar as previsões de tempo divulgadas diariamente”, finaliza a meteorologista.

Sair da versão mobile