Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem 72 cidades com níveis de alerta “altíssimo” ou “alto” para incidência de Covid-19

Ceará tem 72 cidades com níveis de alerta

Estado registrou uma média de 59 novos casos diários a cada 100 mil habitantes.

O Ceará tem 72 cidades com níveis de alerta “altíssimo” ou “alto” para incidência de Covid-19, segundo dados da plataforma IntegraSUS. Nas últimas semanas, o Estado registrou uma média de 59 novos casos diários a cada 100 mil habitantes.

Os níveis de alerta são divididos em “novo normal”, “moderado”, “alto” e “altíssimo”. Ao todo, são 38 municípios cearenses com alerta “altíssimo”. Várzea Alegre, Caucaia, Tianguá e Tauá fazem parte desse grupo que tem uma situação mais preocupante em relação à Covid-19.

Enquanto isso, 34 cidades estão no nível de alerta “alto”. Entre elas estão: Fortaleza, Araripe, Nova Russas, Parambu e Aracati.

Apesar dos índices, a secretária de vigilância em saúde do estado, Magda Almeida, afirma que a tendência para novos casos no Ceará é estável. O governo do estado pretende ainda distribuir testes da Covid-19 aos municípios, que vão ficar responsáveis pela aplicação na população.

O percentual de leitos de UTI para pacientes com Covid volta a preocupar. Em Fortaleza, esse índice já é de 80% de ocupação. O pesquisador da Fiocruz, Diego Xavier, destaca que, antes, a contaminação tinha um fluxo determinado, das regiões metropolitanas para o interior. Agora, os casos acontecem simultaneamente. Diego Xavier alerta que o fim de ano deve piorar a situação dos leitos.

Publicidade

A taxa de letalidade da doença no Ceará é de 2,1%, com tendência crescente e risco de alerta moderado, segundo o IntegraSUS.

Sair da versão mobile