A economia de Fortaleza continua crescendo. Segundo um levantamento divulgado nesta quarta-feira (16), a Capital possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste. Agora, a Cidade está entre as 10 cidades com o maior PIB do Brasil, ocupando o 9º lugar e superando Salvador. É a primeira vez, desde 2002, que a economia de Fortaleza consegue superar a Capital da Bahia.
O prefeito Roberto Cláudio avalia que este resultado é fruto do trabalho dos fortalezenses, além do empreendedorismo e dos incentivos públicos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.
Leia também | Comércio eletrônico impulsiona expectativa de alta nas vendas de Natal
“As ações de desburocratização, o conjunto de iniciativas do Fortaleza Competitiva e, principalmente, o volume de investimentos públicos da Prefeitura e do Governo ao longo desses anos foram fundamentais para esse indicador histórico. Fortaleza é uma cidade que tem crescido demográfica e economicamente e tem se tornado cada vez mais relevante para a economia regional, nacional e mesmo para o cenário sócio-econômico da América do Sul”, destacou Roberto Cláudio.
Segundo o material divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza é responsável por 1% do PIB nacional. Em números concretos, esse valor é de R$67,02 bilhões.
Leia também | Senado aprova salário mínimo de R$ 1.088
As 10 melhores economias do País
No ranking dos maiores PIBs do Brasil, o primeiro lugar fica com São Paulo, responsável por 10,2% da riqueza do País. Logo depois vem o Rio de Janeiro, com 5,2% de participação e Brasília, com 3,6%. Belo Horizonte e Curitiba aparecem cada um com 1,3% e 1,2%, respectivamente. Manaus, Porto Alegre e Osasco contribuem com 1,1% do PIB brasileiro. Fortaleza e Salvador são as únicas cidades do Nordeste que aparecem neste ranking. A capital baiana, ocupando a décima posição, marca 0,9% do PIB brasileiro.
Leia também | Ceará tem crescimento de 18% no número de novas empresas
As 10 maiores concentrações urbanas do Brasil são responsáveis por cerca de 42,5% da riqueza do País. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Salvador, Recife e Fortaleza.
A pesquisa foi feita em parceria dos Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus. A população estimada de cada município com base nos dados do Tribunal de Contas da União (TCU) de 1º de julho de 2018.