COVID-19

Pandemia no Brasil mantém ritmo de alta, diz Imperial College

O Brasil é o segundo país com a taxa de transmissão mais elevada, atrás apenas da Venezuela

Compartilhe:
16 de dezembro de 2020
Márcia Catunda

As estatísticas semanais divulgadas pelo Imperial College London, no Reino Unido, mostram nesta terça-feira (15) que a taxa de transmissão da covid-19 no Brasil sinalizam ainda um aumento da pandemia.

Pandemia no Brasil mantém ritmo de alta, diz Imperial College
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

De acordo com os dados, o índice está em 1,13, o que significa que 100 pessoas infectadas transmitem o novo coronavírus para outras 113, que passam para outras 127, representando um aumento exponencial de novos casos em um espaço de semanas.

Apenas quando esse índice, chamado de Rt, está abaixo de 1 é que a pandemia mostra sinais de arrefecimento.

Na América do Sul, o Brasil é o segundo país com o Rt mais elevado, atrás apenas da Venezuela, segundo o Imperial College.

O Ministério da Saúde registrou, até ontem, 6,97 milhões de casos acumulados de covid-19, com 181,8 mil óbitos.

Fortaleza atinge a marca de 80% de ocupação das UTIs para adultos

A situação dos hospitais em Fortaleza volta a preocupar. A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos atingiu a marca de 80,6% nesta terça-feira (15). Na última segunda-feira (14) esse número era de 77,47%.

A informação foi divulgada na plataforma IntegraSus, que reúne dados da Secretaria de Saúde do Ceará. Nas UTIs para crianças, o número é de 37,5% de ocupação. O mesmo vale para as UTIs Neonatais, destinadas para recém-nascidos.

Leia também | Decreto de fim de ano entra em vigor no Ceará

Três hospitais de Fortaleza já estão com todas as UTIs ocupadas. São eles o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, o Hospital Antônio Prudente e o Hospital São José de Doenças Infecciosas. Na segunda-feira, o Hospital Universitário Walter Cantídio também fazia parte dessa lista de 100% de ocupação, mas hoje a taxa baixou para 83,3%.

Outras unidades de saúde estão em situação preocupante. A Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo tem apenas um dos seus oito leitos disponível. O Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital Leonardo Da Vinci estão com 75% das UTIs ocupadas.

Leia também | Camilo Santana busca em São Paulo acordo para aquisição da vacina Coronavac

No total, o Ceará está com uma taxa de ocupação de 72,17%. Nesta terça-feira, o Estado atingiu o número de 9.822 óbitos, 319.306 casos confirmados e 258.494 casos recuperados. Esse valor é atualizado diariamente na página principal do GCMAIS.

Novo decreto no Ceará

Há uma preocupação geral de que os números da pandemia piorem durante esse período de festas de fim de ano. Diante disso, o governador Camilo Santana publicou um decreto na última sexta-feira (11) mudando as regras de funcionamento para comércio, shoppings, restaurantes e barracas de praia durante esse período.

Além disso, eventos de todos os tipos em locais públicos estão proibidos, enquanto as frestas residenciais estão limitadas a 15 pessoas. O decreto passa a valer a partir desta terça-feira e segue até o dia 4 de janeiro de 2021.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.