Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a 12ª edição da Marcha pela Vida será realizada no próximo sábado (19), de forma virtual. O evento acontece anualmente em Fortaleza, como iniciativa do Movimento em Favor da Vida e do Brasil sem Aborto.
Com a mudança de formato, a transmissão será feita nas redes sociais. A finalidade, segundo os organizadores, é manter a mobilização contra a aprovação do aborto, sem deixar de lado os cuidados exigidos pelo Ministério da Saúde de não realizar eventos com aglomeração de pessoas.
A expectativa da organização é reunir, graças à tecnologia, um número ainda maior de pessoas.
Argentina
A Câmara de Deputados da Argentina aprovou, no último dia 11 de novembro, o projeto de interrupção voluntária da gravidez. Um extenso debate se prolongou por 20 horas. Manifestantes acompanharam a sessão durante toda a noite nas imediações do Congresso.
O projeto reconhece a decisão de profissionais que não queiram realizar o procedimento e estabelece que se uma instituição privada se recusar a fazer o aborto, deve transferir o paciente a outro hospital. No caso de menores de 16 anos, será necessária autorização dos representantes legais.
Após a aprovação do projeto, foram iniciados debates sobre medidas que estabelecem um plano de mil dias de proteção integral da gestante, até os primeiros anos da criança.