Ícone do site Portal GCMAIS

Estou com meu filhotinho em casa, e agora?

Estou com o filhotinho em casa, e agora?! Ele é muito fofo, posso ficar só apertando?! (risos) Que momento maravilhoso não é mesmo? Você envolvido com seu pet, seu filhote. Mas lembramos que houve uma ruptura emocional na vida do seu cachorrinho e aquela ligação, aquele convívio e aquelas brincadeiras familiares do próprio pet ficaram para trás.

Por isso, o ideal seria passar um bom tempo com o filhote. Recebê-lo em um final de semana e/ou quando você estiver com dias mais livres em casa para ficar com ele. Esse seria o mundo perfeito para o seu filhote. Contudo, sabemos que temos nossa rotina, muitas vezes, intensa. Mas, mesmo assim, é preciso reservar um tempo para cuidar do bichinho.

O espaço do pet

Com o filhotinho em casa, vamos ter que limitar o espaço do pet, pois sabemos que, na maioria das vezes, deixamos eles sem supervisão e usando todo o espaço da casa. Isso acaba dando a eles a oportunidade de fazer coisas tidas como erradas. Quando não pudermos supervisioná-los, precisamos deixá-los numa área restrita.

Aviso desde já que não seria uma boa ideia liberar a casa toda para o filhote, para não acontecer que ele faça suas necessidades no lugar errado ou saia arranhando o sofá e mordendo tudo. Por isso, a gente precisa limitar o espaço da casa para o filhotinho. Assim, ele vai perceber a rotina da residência e as regras que deve seguir.

Meu filhotinho não para de chorar

Bom, isso é um comportamento normal. O filhotinho utiliza esse choro para manter sua família unida. Quando ele vai para uma nova casa, esse chorinho é como se ele tivesse dizendo: UÊ!! Cadê minha família?! É nesse momento que você deve dar suporte emocional para ele. O pet precisa ficar mais próximo de você.

Publicidade

Prepare um cantinho legal para o filhotinho, podendo até deixá-lo dormir na cama ou próximo a você, ali mesmo no chão arrumadinho, para ele saber que ali tem um vínculo emocional estabelecido nessa fase. Assim, com o tempo, o filhote vai adquirindo habilidade cognitiva para aprender o lugar certo de dormir. E nessa fase, quando se fala em aprender, qual seria uma dica para ele fazer xixi no local certo?

O local certo para fazer xixi

Vamos ver essa questão do ponto de vista certo, porque o filhote não tem essa percepção do que é errado ou correto. O cachorro vai perceber isso quando for recompensado ou punido. É preciso ensinar primeiro onde fica esse local correto para o animal e, quando ele acertar, a gente vai enfatizar o certo. Reforçar isso com o olhar, com o carinho ou até mesmo com um petisco.

O filhotinho está mordendo tudo

Roer é um ato comportamental esperado. O cachorro vai querer destruir coisas quando os dentes começarem a nascer ou quando estiver no tempo de trocá-los. Por isso, para ele não destruir a mesa, o pé do sofá e a cadeira da sala, podemos dar brinquedos para morder. Esses objetos vão ajudar na fase de desenvolvimento do seu pet.

Vale ressaltar que os brinquedos escolhidos devem ser seguros para os animais. Lembro a vocês, tutores e donos de cães, que todos os brinquedos oferecidos aos pets devem passar por supervisão. Não é só jogar e pronto.

Sair da versão mobile