A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou nesta sexta-feira (18) que vai somar forças com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) no combate à covid-19. No total, oito freezers de alta potência da Faculdade de Medicina vão ser disponibilizados para colaborar com o Plano Estadual de Vacinação.
Os equipamentos possuem a capacidade de armazenar até 53 milhões de doses em uma temperatura de 70 graus negativos. Esse material se soma com o que foi adquirido pelo Governo do Ceará em outubro, com previsão de chegada para janeiro de 2021.
Segundo o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, a ajuda da UFC é essencial para o sucesso da campanha de vacinação contra covid-19 no Estado.
“A estrutura que a UFC dispõe resolve toda a problemática de armazenamento do Ceará. Essa iniciativa mostra a força da Universidade, do Estado, em prover infraestrutura para que essa vacinação aconteça o mais rápido possível”, ressaltou o Dr. Cabeto.
Leia também | Como o bom humor é terapia para pacientes que lutam contra doenças graves
O titular da SESA visitou o campus do Porangabussu nesta sexta-feira para verificar as condições dos refrigeradores. O reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque, o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, e o diretor da Faculdade de Medicina, Prof. João Macêdo, acompanharam o Dr. Cabeto nesta visita.
“Num momento de pandemia como esse, a UFC se tornou parceira do Governo do Estado, dos municípios, na busca de soluções. E aqui estamos disponibilizando nossa capacidade de armazenamento para que seja possível realizar a vacinação em massa”, disse o reitor da UFC.
Seis milhões de seringas e agulhas devem chegar em janeiro
O Governo do Ceará divulgou que mais de 6 milhões de seringas e agulhas devem chegar ao Estado já na primeira metade de janeiro de 2021. Além disso, parte das câmaras refrigeradas devem estar disponíveis neste período. Atualmente, há 2 milhões de seringas e agulhas em estoque da Secretaria de Saúde.
Leia também | Ceará vai receber 1,7 milhão de doses de vacina no 1º semestre, diz Camilo Santana
O Governo vem se preparando para a vacinação há alguns meses. Em outubro, foi divulgada a compra de 147 câmaras refrigeradas para conservarem o material nos municípios cearenses.
Segundo a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde (Sesa), Magda Almeida, mais de 17 milhões de seringas e agulhas devem ser adquiridas para a campanha de vacinação contra covid-19.