O fim de semana pode ser de céu nublado na maior parte do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou um boletim nesta sexta-feira (18) afirmando que há a possibilidade de chuvas no Estado no sábado (19) e no domingo (20).
Todas as regiões do Ceará podem receber precipitações neste sábado. A previsão é de que as macrorregiões registrem chuvas entre 5 e 20% das suas áreas. O litoral, que inclui Fortaleza, deve ser banhado entre a madrugada e a manhã.
Leia também | UFC vai disponibilizar oito refrigeradores para armazenar as vacinas de Covid-19
Já no domingo, o tempo fechado deve ser mais reduzido. A previsão, até o momento, é de possibilidades de chuvas apenas no Maciço de Baturité e na região costeira do Estado. Porém, mesmo essas precipitações devem ser passageiras e pouco expressivas.
Pré-estação
Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.
“As chuvas da Pré-Estação não influenciam as chuvas da estação chuvosa principal, pois, de modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes em dezembro e janeiro são diferentes dos observados na quadra chuvosa”, comenta Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme.
Estimativa
Conforme a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica, isto é, próximo a 31,6 mm. “Observamos, contudo, que como os sistemas meteorológicos atuantes neste período são transientes e de baixa previsibilidade, é importante acompanhar as previsões de tempo divulgadas diariamente”, finaliza a meteorologista.