Na segunda-feira (21), o céu vai ser o palco de um raro encontro de gigantes. Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do nosso Sistema Solar, vão se alinhar. O evento vem sendo chamado pelos astrônomos de “a grande conjunção”.
Para quem quer acompanhar esse momento raro, o Planetário Rubens Azevedo e a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC) vão fazer uma exibição online e ao vivo do céu neste momento. A transmissão acontecerá no canal Astronomia da Seara da Ciência a partir das 18h de segunda-feira. O Grupo de Astronomia da Seara e o professor Dr. Ednardo Rodrigues vão comentar os eventos durante a live.
Leia também | Empresa brasileira lança tomada que promete eliminar coronavírus
Esse encontro entre os dois gigantes demora décadas para acontecer. A última vez que os planetas estiveram tão próximos um do outro foi em 1200. Faz quase 800 anos que o fenômeno não era visto a olho nu. A próxima vez que ele vai acontecer será em 2080.
O professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens Azevedo, dá as coordenadas para quem vai preferir acompanhar “a grande conjunção” a olho nu: “Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições meteorológicas, mas poderá ser visto também a olho nu. Interessados devem olhar para o oeste, de um lugar com pouca poluição luminosa e sem obstáculos para a observação”.
Serviço
Planetário Rubens de Azevedo e Seara da Ciência da UFC realizam transmissão ao vivo da Conjunção de Saturno e Júpiter
Quando: segunda-feira (21) das 18h às 19h
Onde: Canal da Seara da Ciência no YouTube