Fortaleza amanheceu, nesta segunda-feira (21), com chuva e céu nublado.
As precipitações ocorreram em diversos pontos da cidade, como os bairros: Dionísio Torres e Cidade dos Funcionários.
No último boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram previstas chuvas nos litorais de Fortaleza e Pecém, além do Maciço de Baturité, durante o último final de semana.
A previsão se baseia na esperada atuação de áreas de instabilidades que se formaram sobre o oceano Atlântico e no leste do Nordeste. Neste momento, não há presença de sistemas como o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ou Cavado de Altos Níveis (CAN).
Pré-estação
Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará, que antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.
Estimativa
Conforme a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica, isto é, próximo a 31,6 mm.