Prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT) afirmou que discutirá todas as possibilidades com as empresas de ônibus para não reajustar a tarifa. A discussão sobre o aumento acontece após o Tribunal de Justiça suspender a liminar que obriga o funcionamento integral da frota na cidade.
“O nosso governo, como tem sido o governo Roberto Cláudio, vai ser de diálogo. Nós vamos dialogar sobre o reajuste da passagem. Vamos discutir todas as possibilidades para não aumentar a tarifa de ônibus”, afirmou, em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação.
Leia mais | Vacinação em Fortaleza não será obrigatória, garante prefeito eleito Sarto
José Sarto explica que as empresas sofreram prejuízos com a pandemia do novo coronavírus, mas o custo da crise não pode cair sobre o trabalhador, que também foi afetado pela situação. “Podem esperar um periférico. Nasci e me criei na periferia. Vou estar presente em todos os lugares que precisam, respeitando os protocolos”, prometeu.
Frota integral
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) suspendeu a decisão que obriga 100% da frota do transporte público de Fortaleza a circular. De acordo com o presidente do judiciário, Washington Araújo, a liminar anterior apresentava “alto potencial disruptivo da ordem, economia e até mesmo da saúde pública”. A frota estava reduzida desde o começo da pandemia do novo coronavírus.
O município de Fortaleza havia pedido a suspensão da medida e justificou que as empresas pedem o reajuste das passagens por conta dos prejuízos obtidos na pandemia.
Transição de governo
A pandemia do novo coronavírus alterou o calendário eleitoral neste ano. A transição de governo, que começa após o pleito, foi realizada em um mês. O prefeito eleito, José Sarto, participou de algumas das reuniões com a equipe do atual gestor, Roberto Cláudio. Os encontros foram comandados pelo vice eleito, Élcio Batista.
Secretariado
“Nomes atuais não estão descartados. Os secretários da gestão Roberto Cláudio se mostram eficientes”, afirmou o prefeito eleito, José Sarto. Embora não cite nomes, o futuro gestor fez elogios à mobilidade, educação e política habitacional da cidade.