ECONOMIA

Conta de luz ficará mais barata em janeiro de 2021

A Aneel anunciou que, a partir do mês que vem, será acionada a bandeira amarela na conta de energia

Compartilhe:
24 de dezembro de 2020
Márcia Catunda

Um alívio no bolso do brasileiro: a conta de luz vai ser mais barata no próximo ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta quarta-feira (23) que acionará a bandeira amarela a partir do próximo mês, janeiro de 2021. Apesar de que o consumidor ainda vai ter uma taxa extra na conta de luz, esse valor é bem inferior ao que esteve vigente durante este mês de dezembro, quando a Agência acionou a bandeira vermelha.

Conta de luz ficará mais barata em janeiro de 2021
Bandeira vermelha mais cara obrigou o consumidor a repensar consumo. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em bandeira amarela, o custo adicional para cada 100 kWh consumidos é de R$ 1,343. Para efeito de comparação, durante o mês de dezembro o brasileiro pagou R$ 6,243 a mais para cada 100 kWh.

Leia também | Prefeitura de Fortaleza discutirá possibilidades para não reajustar passagem de ônibus

Segundo a Aneel, o motivo da troca de bandeira é a previsão hidrológica para o próximo mês no País é de que subam os níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso permite que a produção nas hidrelétricas, o principal tipo de gerador de energia do Brasil, aumente.

O aumento em dezembro

Apesar do anúncio da redução, durante este mês de dezembro o consumidor deve continuar atento à economia de energia elétrica em casa. Desde o dia 1º deste mês, está valendo a bandeira vermelha Patamar 2, a mais cara de todas. Ela continua valendo até o dia 31.

Em maio deste ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus, a ANEEL havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro. Mas a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia  levaram à revisão da decisão hoje.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.