A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) intensifica a Operação Lei Seca em Fortaleza. Com o objetivo de reforçar a segurança e prevenir acidentes de trânsito envolvendo embriaguez ao volante, a ação é realizada em todos os turnos nas vias com maior taxa de acidentalidade viária e que estejam situadas próximas a bares e restaurantes.
A Operação Lei Seca conta com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e visa criar a cultura no cidadão de cumprimento às normas de circulação viária e consequentemente evitar lesões graves e mortes no trânsito.
“A fiscalização tem caráter preventivo. É preciso que o condutor tenha em mente que a qualquer momento e em qualquer lugar pode ser abordado em nossas operações. Desse jeito estaremos aumentando a segurança de todos e salvando vidas”, relata o superintendente do órgão, Arcelino Lima.
Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Em Fortaleza, cerca de 20% dos pacientes internados no Instituto Dr. José Frota (IJF), que sofreram acidentes, declararam ter ingerido a substância antes da ocorrência.