Ícone do site Portal GCMAIS

HGF não registra pacientes nos corredores da emergência neste Natal

Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde

Desde a noite da última quinta-feira (24), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está com os corredores da emergência sem pacientes em espera. O cenário é motivo de comemoração diante das imagens corriqueiras de lotação de hospitais, que se tornaram ainda mais comuns neste ano de 2020 por conta da pandemia de coronavírus.

Essa situação é resultado do projeto Lean nas Emergências. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. O objetivo dele é otimizar o atendimento de urgência e emergência, de forma sustentável, integrada e resolutiva. Assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) é capaz de entregar mais agilidade, segurança e conforto para os pacientes.

Leia também | Tombamento de um caminhão deixa um morto e um ferido em Crateús

O diretor médico do Hospital Geral de Fortaleza comemora a novidade: “É um grande presente para toda a equipe do HGF e, principalmente, para os pacientes. Vale ressaltar que esse processo só foi possível com a ajuda e o engajamento de toda equipe de profissionais do HGF, que comprou a ideia do Projeto Lean nas Emergências e se engajou nas ações propostas”.

Além desta unidade, outros hospitais da rede estadual de Saúde devem sentir o impacto do projeto.

Publicidade

O Hospital da Messejana, por exemplo, não registra pacientes nos corredores da emergência desde há mais de um mês, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará.

“Agradeço a todos que fazem o dia a dia dos hospitais e das nossas unidades de saúde. Eles são a prova de uma sociedade que se doa, e sente-se feliz por isso. Tudo pelo simples fato de crerem no futuro, por acreditarem na atitude como forma de construir, e por empenharem-se em silêncio. Essas são provas de sensibilidade, dignidade e humildade!”, afirma o Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Sair da versão mobile