Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem 45 localidades prioritárias para receber água no semiárido

Ceará tem 45 localidades prioritárias para receber água no semiárido

Foto: Pâmela Mariana / Flickr

Com o objetivo de reduzir e erradicar a dependência do abastecimento por meio de carros-pipa, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) selecionou 45 localidades prioritárias no Ceará para serem priorizadas nos investimentos voltados a ações estruturantes de segurança hídrica.

Entre as medidas, estão perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água, cisternas e dessalinizadores do Programa Água Doce, entre outros. No Estado, 29.540 pessoas devem ser beneficiadas.

A portaria que define as localidades foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União e é o passo inicial para otimizar os investimentos em medidas que ampliem a oferta de água.

“Essa priorização das localidades que receberão as obras do nosso Ministério e órgãos vinculados é o passo inicial de um plano para concentrar esforços, otimizar investimentos e gerar resultados mais eficazes, permitindo que um dia seja possível a erradicação do carro-pipa”, explica o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

A água é o fio condutor do desenvolvimento e da vida. Garantir segurança hídrica é o principal caminho para emancipar e promover as condições de desenvolver as regiões que sofrem com a seca no Nordeste”, ressalta o ministro.

Como áreas foram selecionadas?

O mapeamento utilizou dois critérios principais: os pontos da Operação Carro-Pipa (OCP) que atendem o maior número de pessoas, considerando o agrupamento dos pontos em um raio de 500 metros; e a incidência com que essas localidades necessitaram de carro-pipa nos últimos 36 meses, o que as coloca em um nível de alta dependência do serviço emergencial. As 939 localidades prioritárias concentram 587 mil pessoas:

Publicidade
Sair da versão mobile