Os brasileiros que tiveram seus retornos cancelados, após a publicação de uma portaria no dia 23 de dezembro suspender temporariamente voos internacionais procedentes ou com passagem pelo Reino Unido, estão sendo orientados para conseguir voltar ao país.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a portaria interministerial que suspendeu os voos em nada restringe o direito dos brasileiros retornarem ao país desde apresentem um teste negativo para covid-19 e uma declaração de saúde para chegadas ao Brasil a partir de 30 de dezembro. Além disso os viajantes devem indicar as conexões disponíveis em capitais europeias para o deslocamento do Reino Unido ao Brasil.
Ainda segundo o órgão, o Consulado-Geral em Londres está orientando os viajantes e tirando dúvidas através de um endereço eletrônico (assist.cglondres@itamaraty.gov.br).
No Brasil, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores está à disposição pelo site: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/sem-categoria/nucleo-de-assistencia-a-brasileiros