PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bloqueios no Aterro e interdição de avenidas; veja como funcionará esquema de vigilância em Fortaleza

Guarda Municipal e Polícia Militar devem fiscalizar os espaços públicos

Compartilhe
Bloqueios no Aterro e interdição de avenidas; veja como funcionará esquema de vigilância em Fortaleza
Foto: GCMais

Fortaleza terá um esquema de vigilância e prevenção para evitar aglomerações durante o fim de ano. As mudanças começam a valer a partir desta quarta-feira (30) e seguem até sexta-feira (1). Entre as medidas, a instalação de gradis no Aterro da Praia de Iracema e bloqueio das avenidas Beira-Mar e Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre a Rua Arariús e Av. Barão de Studart.

Ordenamento do espaço público

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizará operação especial na Avenida Beira-Mar para reforçar o ordenamento da ocupação do espaço público. Além de impedir montagem de barracas, o trabalho deve coibir o comércio ambulante no entorno da Praia de Iracema e Beira-Mar na quinta-feira (31); e evitar a demarcação do espaço público e aglomerações.

A partir das 12 horas de quinta-feira, não será permitido o acesso ao Aterro e ao Aterrinho da Praia de Iracema. Para isso, serão afixados gradis que isolam a área.

Leia também: Sete postos de combustíveis e uma locadora são autuados por irregularidades em Fortaleza e RMF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Barracas

A Feirinha da Beira Mar não funcionará, retornando na sexta-feira. As barracas de praia têm funcionamento programado até as 22 horas e os ambulantes da Praia de Iracema também foram orientados a não realizarem suas atividades no dia 31 de dezembro.

PUBLICIDADE

Bloqueios

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará a interdição das avenidas Beira-Mar e Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre a Rua Arariús e Av. Barão de Studart. Um total de 144 agentes participa da operação a partir de 13 horas de quinta-feira (31).

PUBLICIDADE

Em virtude do bloqueio, condutores que desejam seguir em direção ao Porto do Mucuripe devem utilizar as avenidas Ildefonso Albano e Monsenhor Tabosa. Já para o fluxo do sentido contrário (com destino à Barra do Ceará), a orientação é utilizar as avenidas Abolição, Barão de Studart e Rua Deputado Moreira da Rocha. Ao longo de toda a avenida estão previstas rotas de fiscalização. A previsão é de que os bloqueios sejam liberados às 2h da manhã do dia primeiro de janeiro.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) anunciou a frota de ônibus que vai operar no feriado de Réveillon. Na quinta (31) e sexta-feira (01), como não haverá a realização de festas de Réveillon, a frota está programada para operar como em um fim de semana, em função da queda de demanda.

PUBLICIDADE

Os usuários que utilizarem o transporte coletivo nessas datas serão beneficiados pela Tarifa Social, com a redução no valor da passagem para R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,30 (tarifa estudantil).

PUBLICIDADE

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará com 199 agentes, diuturnamente, bloqueando o acesso à área da “Praia dos Crush”.

A Guarda também atuará no controle do fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da cidade. A execução desse plano ocorrerá das 12h do dia 30 de dezembro de 2020 às 18h do dia 01 de janeiro de 2021.

Já a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contará com 350 profissionais envolvidos na operação, de forma complementar a outras instituições, orientando a população sobre a importância do respeito às normas sanitárias.

PUBLICIDADE

Tecnologia

No Aterro da Praia de Iracema, onde tradicionalmente acontece a festa de Réveillon da cidade de Fortaleza, a Polícia Militar deslocará uma Plataforma de Observação Móvel (POE), veículo que dispõe de 14 câmeras em uma torre elevada de 15 metros de altura, para fixar base na área e servir como ponto de apoio das equipes.

Leia também
Sete postos de combustíveis e uma locadora são autuados por irregularidades em Fortaleza e RMF
FISCALIZAÇÃO
Sete postos de combustíveis e uma locadora são autuados por irregularidades em Fortaleza e RMF
06 de out. de 2026 - 07:10
Cidades do Ceará ficarão sem água a partir desta terça-feira (6) até sexta-feira (9); veja a lista de locais afetados
ABASTECIMENTO
Cidades do Ceará ficarão sem água a partir desta terça-feira (6) até sexta-feira (9); veja a lista de locais afetados
05 de out. de 2026 - 18:39
Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes
CASO ISABELLE CARACRISTI
Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes
03 de out. de 2026 - 17:17