A Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara publicou nesta quarta-feira (30) um decreto que determina a instalação de uma barreira sanitária no acesso à região. As determinações começam a valer a partir do dia 30 de dezembro e seguem até 3 de janeiro de 2021.
Além disso, para entrar na vila de Jericoacoara, será necessário passar por uma aferição de temperatura e orientação educativa. A orientação é que o acesso à vila fique restrito a moradores, prestadores de serviço ou pessoas que possam comprovar hospedagem na região. As ações buscam evitar a transmissão da covid-19 durante esse período de fim de ano.
O descumprimento deste decreto municipal e passível de punição com multa, no valor de R$ 10 mil. Em caso de reincidência, serão adicionados R$ 5 mil a cada dia de infração.
Festas proibidas e queimas de fogos canceladas
A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara proibiu a realização de festas de réveillon no município, após o Governo do Ceará anunciar mudanças no decreto sanitário contra o Coronavírus. Além da proibição de eventos, a gestão anunciou que não haverá queima de fogos ou qualquer outro tipo de programação.
“Nas áreas privadas estão suspensos quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados. Em caso de descumprimento ensejará medidas coercitivas, sem prejuízo das ações administrativas, civis e criminais”, diz a nota.
Segundo nota divulgada pelo município, as mudanças servem para evitar aglomerações na cidade. “Pedimos a compreensão de todos nesse momento difícil, com a esperança de em breve juntos comemorarmos grandes vitórias”, finaliza.