Os donos de carros e motos já sabem: quando chega o início do ano, vem também o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A taxa é cobrada para todos os veículos motorizados que circulam nas ruas, avenidas e estradas do País.
Porém, como é um imposto estadual, cabe ao Governo do Ceará realizar essa arrecadação. Por isso, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) já liberou o boleto para impressão, basta acessar o aplicativo Meu IPVA ou o site oficial.
Este documento não será enviado pelos Correios ou por e-mail. Para emitir o boleto, é preciso ter em mãos o chassi do veículo ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.
Leia também | Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021
O pagamento pode ser feito nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco
À vista ou parcelado?
Como o começo do ano, geralmente, vem junto com muitas contas a pagar, o ideal é fazer um planejamento e analisar qual a melhor forma de realizar o pagamento do IPVA.
Neste ano, quem pagar o imposto em apenas uma parcela até o dia 29 de janeiro de 2021 ganha um desconto de 5% do valor. Como o Governo do Ceará reduziu o IPVA em 4,95%, o abatimento vai para quase 10% para quem paga à vista. Essa é uma boa opção para quem tem uma poupança.
Leia também | Corretoras poderão atuar com pagamentos de boletos a partir desta segunda-feira (4)
Porém, nem pagar tudo de uma vez é possível. Para quem não tem o dinheiro para pagar à vista, o IPVA pode ser parcelado em até 5 vezes, com a primeira parcela para 10 de fevereiro e a última para 10 de junho. Apesar de não dar direito ao desconto, o parcelamento pode ser uma opção interessante para suavizar os custos.
Os economistas, porém, reforçam: fazer um empréstimo para pagar o IPVA nunca é uma boa opção.
Isenção
Há, ainda, quem está livre do imposto em 2021. Pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares estão isentos do pagamento do IPVA.
Os donos de veículos com mais de 15 anos de fabricação também estão isentos do pagamento.