Ícone do site Portal GCMAIS

Atendimentos nas UPAS de Fortaleza apresentam alta no fim de 2020

(Foto: Kaio Machado/Prefeitura Municipal de Fortaleza)

2020 terminou com uma alta na procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza. No mês de dezembro, 3. 486 pacientes deram entrada nas unidades com sintomas da Covid-19. O número chega a ser maior do que o registrado em maio, no momento mais crítico da pandemia. 

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entre os meses de março e dezembro, os sintomas gripais levaram 25.151 pessoas às UPAs da Capital cearense. 

Em março, primeiro mês com registros oficiais de casos de Covid-19 no Ceará, foram 1.605 pacientes com coronavírus atendidos nos equipamentos em Fortaleza. Em abril, 5.050. O número continuou crescendo em disparada até maio, com 6.269 casos. Depois desse pico, a média ficou em 1.300 registros mensais. 

Os números voltaram a subir em novembro quando foram contabilizados 2.309 atendimentos por síndromes gripais nas UPAs e atingiu um novo pico em dezembro, com mais de3,4 mil assistências a pacientes com sintomas da Covid-19.

O crescimento também foi observado na quantidade de pacientes transferidos das UPAs para outras unidades de saúde. Em dezembro, 71 pessoas precisaram ser deslocadas. O número é quase o dobro de novembro, que contou com 38 transferências, e o maior número desde junho, que registrou 118 pacientes transferidos.

Publicidade

No boletim mais recente, divulgado na terça-feira (5) na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Ceará chegou a 339.043 casos confirmados de Covid-19 e 10.053 óbitos provocados pela doença. São 2.068 casos e 28 mortes a mais do que o informado na segunda-feira (4).

Leia mais| Queda na doação de sangue devido à pandemia preocupa hemocentros

 

 

Sair da versão mobile