Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem chances de chuvas acima da média até março, aponta Inpe

Fortaleza amanhece com chuva forte

Foto: Jonas Viana / GCC

O Ceará pode registrar chuvas acima da média histórica nas mesorregiões do Noroeste e Norte do Estado, Sertões e Jaguaribe, segundo o prognóstico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para os meses entre janeiro e março de 2021. O desempenho deve contar com a influência do fenômeno La Niña.

“A previsão indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica sobre a região Norte do País, na porção norte da região Nordeste e no sudoeste do estado de Mato Grosso”, descreve o documento.

Janeiro faz parte da pré-estação no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.

Sair da versão mobile