Ícone do site Portal GCMAIS

“Portanto, presidente Trump, saia” diz Biden em pronunciamento após protestos

Foto: Reprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (6) nas redes sociais e nos canais de televisão local. Em um tom conciliador, o democrata falou sobre democracia e a capacidade do País em se unir diante de um ideal.

“Hoje me lembra um dia difícil, doloroso, de uma democracia frágil”, disse Biden.

Ele também falou que quer fazer um governo que seja capaz de unir os norte-americanos. É um tom que o político já vinha tomando desde as eleições em novembro 2020. “O trabalho desses quatro anos deve ser a restauração da decência, da renovação e do respeito”, declarou Biden. “Olharmos uns para os outros e não acendermos a fogueira do ódio”.

Leia também | Áudio mostra Trump pedindo que secretário da Geórgia ‘ache votos’

“O que nós vimos hoje me deixa otimista com a oportunidade porque nós podemos fazer muitas coisas juntas”, foi como avaliou o presidente eleito, já no final do seu discurso. Segundo ele, os protestos que invadiram o capitólio nesta quarta-feira geraram reações contrárias tanto dos republicanos quanto dos democratas.

Publicidade

Por fim, ele encerra a transmissão com um pedido direto ao atual presidente: “portanto, presidente Trump, saia, posicione-se, e que deus abençoe os Estados Unidos e todos aqueles no Capitólio”.

 Confira o pruncunciamento:

Sessão na Câmara norte-americana é suspensa

Uma multidão de apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, invadiu o prédio do Capitólio em Washington, durante a sessão conjunta do Congresso que iria confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro, na tarde desta quarta-feira. Por causa disso, a polícia legislativa colocou os prédios do Congresso em lockdown, fechando entradas e saídas.

A sessão foi suspensa até que os manifestantes saíssem do prédio. No vídeo abaixo, é possível ver o momento em que centenas de pessoas ultrapassam o perímetro externo e se aproximam do Capitólio.

Após um comício de Trump perto da Casa Branca, milhares de pessoas se dirigiram ao Congresso. O presidente, que afirma ter perdido a eleição por fraudes que até o momento não foram provadas, quer que o vice-presidente Mike Pence, presidente do Senado, descarte os votos do Colégio Eleitoral que confirmaram a vitória de Pence.

Sair da versão mobile