COMÉRCIO

Varejo aposta no e-commerce para primeira queima de estoque do ano

2021 chegou. E as liquidações também

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7 de janeiro de 2021
Ninho Digital

Em busca de aquecer as vendas no primeiro trimestre, as tradicionais queimas de estoque começam na primeira semana do ano. Nem mesmo a pandemia de coronavírus, que alterou drasticamente a forma de consumir, mexeu com o otimismo do comércio para o período. Pelo contrário, as liquidações são apontadas por especialistas como uma das alternativas para superar a crise econômica.

Varejo aposta no e-commerce para primeira queima de estoque do ano
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com o economista Marcel Solimeo, embora as promoções de começo de ano não tenham a mesma intensidade da Black Friday, realizada nos meses de novembro, costumam atrair o consumidor.

O publicitário Arconço Teixeira trabalha em casa há meses, por conta da pandemia. No fim de 2020, em vez de compras roupas e presentes, guardou a renda extra para fazer compras para o lar em janeiro, tornando o ambiente mais confortável para a rotina. “Geralmente costumo comprar roupas para as festas de fim de ano. Por conta da pandemia, elas não aconteceram. Eu decidi guardar esse dinheiro e investir no começo do ano, quando as coisas estão mais em conta, para comprar utensílios de casa, tanto para cozinha, quanto pra minha sala”, detalhou.

Pensando em atrair o consumidor que teme sair de casa para evitar aglomerações, os saldões foram estendidos à internet. Os estabelecimentos dos shoppings RioMar, por exemplo, mantém ofertas com 70% de desconto nas lojas físicas e no RioMar Online, serviço de marketplace da rede, que conta com a vantagem de fazer a compra a qualquer hora ou dia, mas com entregas de segunda a domingo, das 10h às 21h.

Os lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa estão oferecendo descontos de até 70% de 09 a 31 de janeiro, em segmentos como bolsas e acessórios, vestuário, calçados e artesanato local. “Os consumidores que se programaram e conseguiram economizar durante as festas de fim de ano podem encontrar boas oportunidades de compras pela frente. Para nós lojistas, é uma forma de girar o estoque e nos capitalizarmos para os próximos meses, além de reduzirmos os prejuízos gerados ao longo de 2020”, afirma Márcia Oliveira, presidente da Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont).

Márcia Oliveira pontua ainda que, devido à pandemia, as lojas continuam investindo na venda online pelo Whastapp, Instagram e outras rede sociais, para atender a todos os gostos e necessidades, inclusive com entrega grátis ou com retirada na própria loja. “Nós escolhemos fazer a liquidação ao longo do mês como forma de evitar aglomerações nas lojas, preservando a saúde dos nossos clientes e colaboradores, além claro de atender a todos os protocolos sanitários do decreto estadual. E quem não quer sair de casa, mas deseja comprar, pode sim ter a comodidade de comprar pela internet”, completa.

Com o processo de transformação digital acelerado pela pandemia, itens tecnológicos que ajudem na rotina do “novo normal” estão entre as apostas do comércio para atrair o consumidor disposto a investir no começo do ano. Nesse sentido, destacam-se: aparelhos de áudio e videoconferência para encontros virtuais, teclados e mouses, equipamentos de ergonomia, suportes para notebook, assistentes virtuais, entre outros.

“Após terem sido surpreendidas pela implantação do home-office de forma forçada por conta da pandemia, as pessoas se adaptaram ao modelo de trabalho, passando a buscar produtos que melhorem o desempenho e a qualidade das suas entregas no trabalho remoto”, garante Rubens Branchini, especialista em segurança eletrônica.

Não são apenas as transformações digitais que movem o comércio varejista. As ações de combate ao coronavírus e até a expectativa para a aprovação de uma vacina são motivos de celebração para o setor, que aguarda a normalização das atividades.

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