Festas privadas ou públicas não podem acontecer no Estado
Novo decreto mantém limitações do fim de ano e proíbe carnaval no Ceará
O governador do Ceará, Camilo Santana, proibiu festas e eventos comemorativos de carnaval. Em novo decreto anunciado nesta sexta-feira (8), o líder do executivo ainda cancelou os pontos facultativos e feriados relacionados ao período, como aconteceu em anos anteriores. A nova resolução ainda mantém as limitações do fim de ano.

Os eventos carnavalescos não podem acontecer em locais públicos ou privados. O comércio e a indústria podem funcionar no período, caso os setores concordem. “Seguimos o princípio da prudência, para tentar evitar que o Ceará adote medidas mais duras, como já vêm ocorrendo em outros estados”, escreveu.
1. Continua em vigor até o dia 31/1 as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. As medidas passam a constar num decreto único; pic.twitter.com/95ivZBwXrz
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 8, 2021
Para reduzir o impacto negativo no setor de eventos, afetado pela decisão, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza realizam uma reunião na segunda-feira (11), para discutir um plano de apoio aos carnavalescos.
Bolsonaro mantém feriado
No dia anterior, o presidente Jair Bolsonaro já tinha afirmado que o feriado seria mantido. Sobre as festas, o gestor declarou que cada um é responsável por seus atos.
“Aqui tão perguntando se vai ter feriado durante o carnaval. Esse feriado é uma lei federal. Então, a ideia nossa é logicamente não criar nenhum óbice e manter o feriado. Agora se o cara vai pular ou não o carnaval, se vai ter carnaval ou não é outra história. E nós pretendemos manter que é um carnaval religioso, é isso mesmo? Segunda e terça é feriado. Nós vamos manter e cada um é responsável pelos seus atos”, apontou.
Embora a portaria sobre os feriados e pontos facultativos seja federal, estados e municípios podem fazer suas regras.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Caminhão do Cidadão leva serviços gratuitos a 12 comunidades do CE na próxima semana

Cemitérios públicos da Capital são preparados para receber visitas no Dia das Mães

Senado aprova projeto que cria novo símbolo unificado de acessibilidade no Brasil
