Uma festa clandestina com cerca de 30 convidados foi encerrada na última sexta-feira (8), em um clube no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. O casal envolvido na organização do evento foi detido.
De acordo com a Polícia Militar, a denúncia sobre a aglomeração foi feita via Disque 190. Os participantes foram dispersados pelas forças de segurança e um homem e uma mulher foram conduzidos ao 13º Distrito Policial, no bairro Cidade dos Funcionários.
A dupla foi autuada na prática do crime de “Infração de medida sanitária preventiva”, tipificado no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, o qual dispõe: “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa”.
Desde o início da pandemia, a Polícia Militar realiza ações para conter a disseminação do novo coronavírus e, consequentemente, minimizar os impactos na saúde das pessoas. Segundo a corporação, as medidas são necessárias para garantir a redução do contato social.
Leia mais | Festa com mais de 100 pessoas é encerrada pela PM em Paracuru, no Ceará
Conflito é registrado entre participantes de festa clandestina e policiais militares
Decreto que proíbe carnaval no Ceará é publicado
O Governo do Ceará publicou neste sábado (9), o decreto que proíbe festas ou eventos de pré-carnaval e carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular. O anúncio sobre a proibição foi feito no dia anterior, pelo governador Camilo Santana nas redes sociais.
Além da proibição de festas, o Estado vetou o ponto facultativo para servidores de todas as esferas do governo no período. Para evitar aglomerações, as forças de segurança devem intensificar as fiscalizações em todos os municípios cearenses.