Ícone do site Portal GCMAIS

Matrículas de estudantes novatos na rede estadual começam no dia 14 de janeiro

Matrículas de estudantes novatos na rede estadual começa no dia 14 de janeiro

Foto: Tiago Stille / Gov. do Ceará

Começa na próxima quinta-feira (14) a matrícula para estudantes novatos da rede estadual de educação do Ceará. Em Fortaleza, esta inscrição deve ser feita prioritariamente nas plataformas digitais, através do site da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

Essa etapa é voltada para os estudantes que são oriundos da rede privada, de outros estados ou que abandonaram os estudos e desejam voltar para uma escola estadual.

Leia também | Servidores de 20 municípios cearenses denunciam atrasos salariais

Segundo a Secretaria da Educação, o novo sistema digital tem como principal objetivo evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. O atendimento presencial em Fortaleza só será feito para as famílias que não possuem acesso à internet.

Leia também | IFCE oferta 2.230 vagas em cursos técnicos de 15 campi

Publicidade

Nos demais municípios, a matrícula continuará acontecendo presencialmente.

A rede pública estadual de ensino possui 730 escolas espalhadas pelo Ceará. Nesta etapa da matrícula, estão sendo disponibilizadas vagas para 453 escolas de Ensino Médio regular e 155 para Ensino Médio integral.

A Secretaria de Educação de Fortaleza já tinha anunciado um sistema de matrícula também online, por conta da pandemia de covid-19.

Documentação

Para quem vai se matricular nas escolas estaduais de Fortaleza, ou seja, pela plataforma online, os documentos necessário são:

Já quem vai fazer a matrícula presencialmente precisa ter em mãos:

A ausência de qualquer um destes documentos, porém, não impedirá o atendimento das famílias.

Como acontecerá a matrícula online

Para os estudantes em Fortaleza, que vão usar a nova plataforma da Seduc, é preciso realizar um cadastro. Os maiores de 18 anos ou pais/responsáveis devem colocar os dados pessoais solicitados e depois gerar um login e senha.

Leia também | Fortaleza encerra 2020 com alta de 23,37% na cesta básica

No momento da solicitação de matrícula, pode-se escolher até três unidades de ensino, que serão selecionadas por ordem de prioridade. Também será preciso selecionar o tipo de ensino, a série e o turno de interesse.

O próprio sistema vai confirmar o resultado da matrícula. Depois disso, será preciso fazer a confirmação presencialmente na escola onde a vaga foi selecionada.

Sair da versão mobile