PROTESTOS

Servidores de 20 municípios cearenses denunciam atrasos salariais

Na maioria dos casos, prefeitos receberam as administrações em primeiro de janeiro sem a quitação da folha de pagamento dos funcionários

Compartilhe:
11 de janeiro de 2021
Ninho Digital

Em 20 cidades do Ceará, servidores públicos enfrentam atraso salarial. Dados levantados junto aos sindicatos municipais apontam que parte ou a totalidade dos funcionários estão com os salários de dezembro pendentes.

Servidores de 20 municípios cearenses denunciam atrasos salariais
No fim do ano passado, servidores de Acarape fizeram manifestação para cobrar salários atrasados

Em comum, a troca de comando nas administrações locais. Na maioria dos casos, prefeitos receberam as administrações em primeiro de janeiro sem a quitação da folha de pagamento dos funcionários.

As cidades afetadas são Acarape, Amontada, Aurora, Barbalha, Beberibe, Coreaú, Frecheirinha, Trairi, Horizonte, Iracema, Itapajé, Juazeiro do Norte, Massapê, Milhã, Moraújo, Nova Russas, Pedra Branca, Tejuçuoca, Quixeramobim e Varjota.

O maior atraso foi registrado em Acarape, em que não só dezembro, como também novembro de parte do funcionalismo está pendente. No fim do ano passado, um grupo realizou uma manifestação na cidade para cobrar os pagamentos. O município também não efetuou o pagamento da segunda parcela do 13º salário e deve o repasse dos empréstimos consignados aos bancos credores, ainda que o Executivo tenha descontado o valor dos ordenados dos empregados.

Em outros 12 municípios, nenhuma categoria recebeu o último provento de dezembro, mesmo já ultrapassando o sexto dia útil do mês seguinte. São elas: Amontada, Aurora, Coreaú, Frecheirinha, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Massapê, Milhã, Moraújo e Varjota.

Nas demais localidades, as situações variam. Em Tejuçuoca, por exemplo, só receberam salários os professores. Os demais cargos seguem sem previsão de pagamento. Já em Barbalha, só foram pagos os servidores das secretarias de saúde e de finanças.

O que dizem os citados?

O Chefe de Gabinete de Amontada, Flávio Teixeira, informou que boa parte do saldo existente refere-se a convênios que não podem ser utilizados em pagamento de servidores. Metade da folha referente a dezembro deve ser paga ainda neste mês. A outra parte e o 13º dos profissionais da Educação deve ser parcelado. Um plano para o pagamento será anunciado até o fim do mês.

A Prefeitura de Barbalha afirmou que deve se manifestar em breve.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.