Ícone do site Portal GCMAIS

Desembargador Washington Araújo: “O cidadão vai encontrar o Tribunal de Justiça no seu celular”

Desembargador Washington Araújo “O cidadão vai encontrar o Tribunal de Justiça no seu celular”

Desembargador Washington Araújo, em visita ao Grupo Cidade de Comunicação

Com 29 anos de dedicação à magistratura, o desembargador Washington Araújo se prepara para deixar a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará em fevereiro de 2021, quando assume a atual vice-presidente, Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Em visita ao Grupo Cidade de Comunicação nesta terça-feira (12), o magistrado destacou a modernização do órgão como um dos maiores legados da gestão.

“Nós fizemos a implantação do processo judicial eletrônico em todo o Estado do Ceará. Só por ser eletrônico, o processo é 30% mais rápido”, explica o presidente. Além de acelerar o trabalho do Tribunal de Justiça, o uso de suportes tecnológicos garantiu a continuidade das ações durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus. “Não prevíamos a pandemia, mas estávamos prontos para aquele cenário que ela trouxe.

Leia mais | Justiça concede guarda a casal de Tianguá após processo de adoção irregular

Justiça determina retorno de 100% da frota de ônibus em Fortaleza

Entre abril e dezembro de 2020, o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Órgão Especial, as três Seções e as 10 Câmaras (três de Direito Público, quatro de Direito Privado e três Criminais) registraram o julgamento de 37.976 processos com auxílio das ferramentas digitais. Esse montante representa 90% de tudo que foi julgado no ano passado.

Publicidade

“Nós não temos mais processo em papel. Temos videoconferência em todo o Ceará e a capacidade de atuar remotamente em qualquer comarca”, garante o desembargador.

As sessões por videoconferência foram determinadas em portaria publicada no Diário da Justiça em março de 2020, mês em que foram registrados os primeiros casos de coronavírus no Estado. As reuniões são públicas e podem ser acompanhadas na internet. De acordo com o TJCE, a iniciativa segue os princípios da transparência das informações do serviço público.

Com tantos resultados positivos, o desembargador Washington Araújo se diz confiante na continuidade da modernização do órgão, sob o comando da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. “Estamos construindo um tribunal totalmente digital. O cidadão vai ter, em seu smartphone, o Tribunal de Justiça do Ceará”.

 

Sair da versão mobile