Ícone do site Portal GCMAIS

Após saída da Ford, General Motors anuncia investimento bilionário no Brasil

Após saída da Ford, General Motors anuncia investimento bilionário no Brasil

Foto: Divulgação / GM Brasil

A General Motors do Brasil (GM do Brasil) deve investir cerca de R$ 10 bilhões na produção e desenvolvimentos de veículos inéditos no Brasil. O investimento deve ser aplicado nos próximos cincos anos. O anúncio acontece dias após a Ford decidir encerrar as atividades no país.

Além dos investimentos, a montadora planeja ampliar o uso da tecnologia nos veículos produzidos no país, incluindo o assistente virtual OnStar e a opção de wi-fi roteado pelo carro. Os aportes estratégicos serão feitos em veículos inéditos como a Nova Montana, sucessora da Spin.

A aplicação deveria ter sido feita ainda no ano passado, mas foi adiada por conta dos impactos do coronavírus sobre a economia.

Leia mais | Ford e Governo do Ceará vão procurar um novo proprietário para a fábrica da Troller

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor de veículos automotores apresentou a maior influência sobre a indústria nacional. Com a alta de 11,1% apresentada em novembro frente a outubro, a atividade, após quedas nos meses críticos da pandemia, acumula expansão de 1.203,2% em sete meses consecutivos, superando em 0,7% o patamar de fevereiro.

Publicidade

Investidores chineses podem ser a solução para a fábrica da Troller no Ceará

O anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil pegou muita gente de surpresa. Aqui no Ceará, diferente dos demais estados onde ela operava, as atividades da Troller, que até então pertencia à Ford, seguem até o dia 31 de dezembro.

Na terça-feira (12), o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior, em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, falou que o acordo do Governo do Ceará e a empresa é que seja encontrado um novo proprietário para o ativo.

Para o economista e colunista do GCMAIS Igor Lucena, a solução pode ser um negócio com a China. “Os chineses vêm com uma grande aquisição de ativos no exterior, principalmente no setor automobilístico”, analisa.

A saída da Ford do Brasil

Segundo a própria empresa, a crise econômica causada pela pandemia de covid-19 foi um fator central para a decisão de encerrar a produção nas fábricas brasileiras.

Mas Igor Lucena lembra que a Ford já vem enfrentando uma redução no mercado há muitos anos. Nos Estados Unidos, onde a empresa foi fundada, apesar de já ter abocanhado 40% do mercado nacional no passado, hoje tem menos de 10%.

“A Ford passou 20 anos recebendo incentivos fiscais no Brasil, como a Troller também recebeu”, lembra o economista. “Então, não vai ser dando mais incentivos fiscais, que é uma política tradicional nos governos estaduais, principalmente no Nordeste, que vai fazer com que essas empresas fiquem”.

Sair da versão mobile