Morar em um estado com praias tão lindas como as do Ceará é um privilégio. Mas é preciso saber cuidar das belezas naturais desta terra.
Foi com essa proposta de conscientização que um grupo de integrantes de movimentos sociais se reuniu na última terça-feira (12) em um mutirão de limpeza na praia de Paracuru. Da praia do Farol à Boca do Poço, o grupo reuniu objetos diversos, que vão de restos de cigarros a pedaços de isopor.
“É uma ação super louvável, porque além do incentivo aos jovens de estarem limpando um ambiente que é deles, existe uma sensação de pertencimento”, diz Jadson Sales, professor de Química que participou do mutirão. “Sem falar na questão da preservação que envolve a redução do lixo com a limpeza da praia e a manutenção desse ambiente que é tão bonito”.
A ideia do mutirão era exatamente essa, conscientizar a população e os turistas de Paracuru sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.
A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Paracuru (SETUR), Secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA) e Organizações não governamentais (ONG´s). Além da limpeza, as árvores na orla foram podadas nesta terça-feira.
Paralelo ao mutirão de limpeza, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, Ângelo Tuzze, conversou com comerciantes da praia, no Galpão do Pescador, seguindo as orientações sanitárias de prevenção à covid-19. Foram discutidas questões ligadas a infraestrutura do turismo local e a organização da orla da cidade. “Nós falamos sobre iluminação da orla, principalmente na faixa de areia, e limpeza pública, que passará a ser sistemática aqui na orla por meio de uma equipe exclusiva que desempenhe esse trabalho de coleta de resíduos”, pontua.