A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta quinta-feira (14), as obras de reparo estrutural da Ponte Metálica, como é conhecida a Ponte dos Ingleses, em Fortaleza. As intervenções são avaliadas em R$ 4,1 milhões e devem recuperar todos os pilares e vigas do equipamento, que há anos sofre com a ação da maresia e corrosão.
Os serviços incluem a ancoragem da edificação, a concretagem das ferragens, além de manutenção preventiva e de restauro. Nesta primeira frente de obra, as equipes trabalham na retirada dos quiosques existentes e de todo o madeiramento antigo da ponte que possui, aproximadamente, 2.369 m² de área, espaço que deve receber uma laje em concreto, que irá substituir o atual piso em madeira. A escolha do material tem como objetivo dar mais durabilidade, resistência e evitar manutenções periódicas.
O reparo é executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e deve ter duração de seis meses. Após esse período, o Governo do Ceará deve iniciar, por meio da Secretaria do Turismo e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), as obras de requalificação da ponte, com a implantação de piso industrial, guarda-corpo e quiosques.
Leia mais | 44 bairros de Fortaleza receberão ações de limpeza na quadra chuvosa
Passageiro é picado por escorpião em voo com destino a Fortaleza; confira áudio
Conheça os novos secretários das 12 Regionais de Fortaleza
Antes dessa etapa, numa primeira fase dos trabalhos, a SOP já havia providenciado demolição de piso, retirada de pedra natural e colocação de tapumes, isolando a área.
Sobre a ponte
A Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, foi inaugurada em 1921 e durante muitos anos se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da Capital, sendo a escolha favorita para apreciar o pôr do sol e golfinhos que nadam naquela área do litoral.
A última reforma realizada no equipamento aconteceu em 1994 e, desde de janeiro de 2018, o local foi interditado para visitação ao público. Neste ano, a Ponte dos Ingleses completa 100 anos de construção.