Já pensou, comprar aquele imóvel ou aquele carro sonhado com um bom desconto? Muitas vezes, os leilões parecem uma boa saída na hora desta economia.
Acontece que, com o aumento da quantidade de leilões virtuais por conta da pandemia de covid-19, cresceu também o número de fraudes.
“Não façam nada com rapidez, façam com calma”, é o principal conselho que o leiloeiro Sivio Cesar Maraschi dá aos que querem entrar no mundo dos leilões. Segundo ele, o tempo é o grande aliado na hora de identificar o que de fato é um bom negócio e o que é uma roubada.
Confira as dicas para fugir dos leilões fraudulentos e não perder dinheiro:
– Pesquise sobre o leiloeiro. Para realizar um leilão é preciso fazer um cadastro extenso, com várias informações. Esses dados podem ser acessados no site da Junta Comercial.
– É importante entrar em contato com os leiloeiros, conhecer o pátio e verificar se, de fato, o bem desejado existe como mostrado no site. Mesmo durante a pandemia de covid-19, ainda é possível visitar os pátios para ter segurança na compra.
– Desconfie de boletos que são mandados no nome de Pessoas Físicas, eles são fraudulentos. Boletos de leilões são mandados em nome da empresa ou do leiloeiro.
– Desconfie, também, dos descontos grandes demais. Um bem de R$ 100 mil dificilmente vai estar a venda por apenas R$ 10 mil se não for uma fraude.
– O site Leilão Seguro reúne vários sites e informações sobre leilões fraudulentos. Pode ser um bom canal de pesquisa.