IMUNIZAÇÃO

Índia não poderá atender demanda do Brasil por vacinas, diz portal

Campanha de vacinação no país asiático é principal impedimento para cumprir a meta

Compartilhe:
15 de janeiro de 2021
Ninho Digital

A Índia não conseguirá fornecer 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, na próxima quarta-feira (20). De acordo com o UOL, sobra boa vontade, mas falta logística para o processo acontecer no prazo definido pela União.

Índia não poderá atender demanda do Brasil por vacinas, diz portal
Chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar

O argumento para o problema é o começo da campanha de vacinação indiana, marcada para sábado (16). O uso emergencial foi aprovado no país no primeiro dia do ano.

Leia mais | Governo Federal pede entrega imediata de 6 milhões de doses da Coronavac

Oxigênio produzido no Ceará é enviado para atender demanda de Manaus

Com a negativa, dificilmente o Brasil consegue manter o cronograma de decolagem. De acordo com o Itamaraty, Subrahmanyam Jaishankar, chanceler indiano, manifestou interesse de atender ao pedido do governo brasileiro “nos próximos dias”, mas sem um prazo definido para liberação das vacinas.

O jornal indiano Hindustan Times já havia antecipado, em reportagem publicada em 14 de janeiro, que era cedo demais para falar sobre fornecimento a outros países.

“Você deve se lembrar que o primeiro-ministro [Jaishankar] já disse que a produção e a capacidade de entrega da Índia serão usados para o benefício de toda a humanidade para combater a esta crise, mas o processo de vacinação na Índia está apenas começando. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre a destinação para outros países enquanto estivermos analisando nossos cronogramas de produção e entrega. Tomaremos essa decisão no tempo devido”, diz trecho da reportagem.

Nesta quinta, o governo brasileiro enviou um avião da FAB para Mumbai, na Índia, para buscar as vacinas, que terão seu uso emergencial avaliado por uma reunião da Anvisa no domingo. A aeronave deve decolar de Recife (PE) na manhã de sexta.

Segundo país mais populoso do mundo, com cerca de 1,35 bilhão de habitantes, a Índia tem o segundo maior número de casos de infecção pelo coronavírus, com 10,5 milhões de infectados, além do terceiro maior número de óbitos, cerca de 151 mil.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.