Ícone do site Portal GCMAIS

Índia não poderá atender demanda do Brasil por vacinas, diz portal

chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar,

Chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar

A Índia não conseguirá fornecer 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, na próxima quarta-feira (20). De acordo com o UOL, sobra boa vontade, mas falta logística para o processo acontecer no prazo definido pela União.

O argumento para o problema é o começo da campanha de vacinação indiana, marcada para sábado (16). O uso emergencial foi aprovado no país no primeiro dia do ano.

Leia mais | Governo Federal pede entrega imediata de 6 milhões de doses da Coronavac

Oxigênio produzido no Ceará é enviado para atender demanda de Manaus

Com a negativa, dificilmente o Brasil consegue manter o cronograma de decolagem. De acordo com o Itamaraty, Subrahmanyam Jaishankar, chanceler indiano, manifestou interesse de atender ao pedido do governo brasileiro “nos próximos dias”, mas sem um prazo definido para liberação das vacinas.

Publicidade

O jornal indiano Hindustan Times já havia antecipado, em reportagem publicada em 14 de janeiro, que era cedo demais para falar sobre fornecimento a outros países.

“Você deve se lembrar que o primeiro-ministro [Jaishankar] já disse que a produção e a capacidade de entrega da Índia serão usados para o benefício de toda a humanidade para combater a esta crise, mas o processo de vacinação na Índia está apenas começando. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre a destinação para outros países enquanto estivermos analisando nossos cronogramas de produção e entrega. Tomaremos essa decisão no tempo devido”, diz trecho da reportagem.

Nesta quinta, o governo brasileiro enviou um avião da FAB para Mumbai, na Índia, para buscar as vacinas, que terão seu uso emergencial avaliado por uma reunião da Anvisa no domingo. A aeronave deve decolar de Recife (PE) na manhã de sexta.

Segundo país mais populoso do mundo, com cerca de 1,35 bilhão de habitantes, a Índia tem o segundo maior número de casos de infecção pelo coronavírus, com 10,5 milhões de infectados, além do terceiro maior número de óbitos, cerca de 151 mil.

Sair da versão mobile