O anúncio do encerramento das atividades da Ford no Brasil deixou muito gente preocupada. É que os donos dos veículos da montadora começaram a se perguntar: e como fica a manutenção dos carros?
Apesar do fechamento das fábricas, a Ford ainda via continuar fornecendo peças por mais dez anos, segundo um contrato. Além disso, a empresa é obrigada a manter a garantia de todos os veículos por, pelo menos, três anos.
Segundo o jornalista Marcos Camargo Jr., colunista de automóveis do R7, o consumidor não deve ver grandes diferenças no valor das peças de manutenção da Ford. Isso porque a demanda de peças da montadora já não era muito grande antes do fechamento.
“No caso dos carros que eram fabricados aqui, como o Ka, Ka sedan e EcoSport, poucos componentes são importados. Boa parte das peças mecânicas, como amortecedores, buchas, sistemas de alimentação do motor, e até partes, como para-choques, vidros e forrações, são feitas no Brasil”, diz o colunista.
Como a produção destes veículos era muito alta, sempre houve uma grande quantidade de peças disponíveis no mercado. Assim, a expectativa é de que o custo da manutenção não mude muito.
O que pode sofrer alguma alteração são os componentes importados da Ford. Porém, o motivo não é a falta de peças e sim o fato de que esse material sofre impacto direto na variação do dólar. Só em 2020, a moeda norte-americana subiu cerca de 30%.