Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará teve abstenção de 47,9% no primeiro dia de Enem

Ceará teve abstenção de 47,9% no primeiro dia de Enem

Foto: Natália Campos / GCC

Entre os 322.538 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Ceará, 154.545 candidatos não conseguiram participar do primeiro dia de prova, neste domingo (17). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa de abstenção de 47,9% era esperada. 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, classificou o primeiro dia como vitorioso. “Eu quero registrar minha gratidão e qualificar o Enem no meio da pandemia como algo vitorioso, para não atrasar ainda mais a vida de milhões de estudantes e é isso que nós procuramos”, afirmou.

Leia mais | Enem 2020 deve ter alto índice de desistência, segundo professor

Peguei covid-19 no Enem, posso processar o Inep e refazer a prova?

Sobre o alto índice de faltas, Milton Ribeiro explica que aconteceu “em parte pela dureza e questão do medo da contaminação, em parte de um trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande, isso é fato.” 

Publicidade

Apesar da alta taxa de candidatos ausentes, o número de participantes que participaram da prova é superior às faltas. Cerca de 52,1% (168.038) dos estudantes inscritos conseguiram o acesso aos locais de exame no Ceará.

No Estado, o primeiro dia de Enem aconteceu com apoio de 12.308 salas de aula em 1.056 locais de prova espalhados em 119 municípios.

Reaplicação

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que a aplicação da prova foi “tranquila do ponto de vista da saúde sanitária”. Em nenhum local, segundo o gestor, houve interdição. 

“Não teve nenhum local de prova interditado. Reafirmamos aqui nosso compromisso de uma realização de uma prova com segurança do ponto de vista sanitário. As normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelo Inep foram cumpridos durante a execução da prova”, afirmou. 

Sobre a denúncia de candidatos barrados por superlotação nas salas, Lopes garantiu que os casos aconteceram em 11 dos mais de 14.447 locais de prova. “Qualquer participante que se sentiu prejudicado, a partir de 25 de janeiro, como está previsto no edital, poderá pedir a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro”, disse. 

Sair da versão mobile