Ícone do site Portal GCMAIS

Enem 2020 deve ter alto índice de desistência, segundo professor

Foto: Agência Brasil

Realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que sempre é um grande desafio para os estudantes, nesta edição deve ser ainda mais complicado. Não por causa do conteúdo, mas por conta da pandemia de covid-19.

Há uma expectativa de que o índice de desistência no Enem 2020 seja mais alto do que o normal.

Segundo Helio Castelo de Freitas, que é coordenador de uma escola particular em Fortaleza, desde o preparatório para o Enem, ainda no começo de 2020, até hoje, diversos estudantes disseram que não iam tentar a prova neste ano.

Eu acredito que o índice de faltosos vai ser muito grande”, diz ele, que ainda divide a realidade que viu na escola em que trabalha. “Se eu trouxer para percentuais, acredito que 20% dos alunos decidiram parar o preparatório neste ano passado e retornar aos estudos em 2021”.

Segundo ele, os motivos para as desistências dos alunos são muitos. Um deles é a falta de condições psicológicas para fazer o Enem, diante da carga de estresse emocional por conta da pandemia. Outro, eram as próprias condições de estudo durante o ano que se passou.

Publicidade

“Nós tivemos alunos em uma situação financeira que não tinham como acessar à internet, não tinham computadores, viam as aulas pelo celular. Era difícil, também, a questão do ambiente. Por conta da quarentena, muitos estavam em residências com muitos familiares, confinados”.

A versão física da prova do Enem está marcada para acontecer nos domingos 17 e 24 de janeiro. Segundo o Ministério da Educação, 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame. Aqui no Ceará, este número é de 325.706.

Sair da versão mobile