A titular da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, Ana Estela, anunciou nesta segunda-feira (18), por volta das 16h, que as pessoas com mais de 75 anos na Capital vão receber a vacina em casa. Este grupo, porém, não irá receber o primeiro lote da vacina, já que este está reservado para os profissionais da linha de frente do combate à covid-19 e abrigos de idosos e pessoas portadoras de deficiência.
Segundo a gestora, os idosos devem realizar um cadastro nas plataformas digitais que ainda serão disponibilizados pela Prefeitura de Fortaleza. Serão usados dispositivos já conhecidos por outras campanhas de vacinação, como o aplicativo Mais Saúde e o Vacine Já, que agora torna-se Vacine Já Covid-19. A previsão é de que essas versões das plataformas sejam disponibilizadas até a semana que vem.
Para receber o imunizante, o idoso deve cadastrar-se na plataforma e agendar a visita do agente de saúde.
Estas medidas fazem parte do Plano Municipal de Imunização, que foi detalhado em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, na sede da Secretaria Municipal da Saúde.
O prefeito José Sarto também participou da coletiva de imprensa e fez questão de reforçar que a população não deve procurar os postos de saúde, UPAs e hospitais para a vacinação, já que ela será feita através de fases.
“Por trás dessa chegada da vacina existem milhares de pessoas que estão trabalhando para que isso funcione da melhor maneira para a população”, disse o prefeito.