Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17), a vacina CoronaVac começou a ser distribuída no País na manhã desta segunda-feira (18). Cerca de 109 mil pessoas devem ser vacinados no Ceará nos próximos dias. Acompanhe em tempo real mais informações:
Acompanhe as informações sobre a vacina contra covid-19
19h40 – Mais pessoas vacinadas em Fortaleza
Além do hospital Leonardo Da Vinci, outros hospitais vão receber a vacina contra covid-19 já nesta segunda-feira (18). Após vacinar as seis primeiras pessoas, cinco profissionais da saúde e um líder indígena, as vacinas seguem agora para o Instituto José Frota e o Hospital Geral de Fortaleza. Em cada uma destas unidades de saúde, mais cinco pessoas serão vacinadas. Os profissionais da saúde são a prioridade nesse momento.
19h19 – Primeiras doses da vacina contra covid-19 são aplicadas no Ceará
Após a coletiva de imprensa no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o governador do Ceará e o prefeito de Fortaleza seguiram para o hospital estadual Leonardo Da Vinci para acompanhar as primeiras vacinações do Estado.
Seis pessoas foram vacinadas por volta das 19h20, dando início à campanha de imunização no Ceará.
Confira o vídeo do primeiro indígena vacinado no Ceará:
Dourado Tapeba, de 59 anos, foi o primeiro indígena a tomar a vacina contra a covid-19 no Ceará. A aplicação aconteceu na noite desta segunda-feira (18) no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci. pic.twitter.com/Syvjf6orgY
— GCMAIS (@gcmaisonline) January 18, 2021
18h40 – “A vacina é para todo mundo”, diz Dr. Cabeto em entrevista coletiva
Logo após a chegada das vacinas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o secretário estadual da Saúde, Dr.Cabeto, falou que mesmo as pessoas que já pegaram a covid-19 também precisam se vacinar.
“A vacina é pra todo mundo”, disse o secretário. Ele também falou que, das mais de 200 mil doses que chegam no Ceará, 40 mil devem ficar em Fortaleza. O restante vai ser distribuído para o município. Segundo o secretário, a expectativa é de que, até o final da semana o grupo prioritário esteja 100% vacinado.
Sobre os insumos necessários para a vacinação, ele garantiu que o Estado possui, no momento, 5 milhões de seringas e agulhas. Outras cinco milhões devem chegar até o final do mês. Em fevereiro, o plano é de ter dobrado essa quantidade.
18h34 – Governador Camilo Santana faz coletiva de imprensa após a chegada das vacinas
Confira a coletiva ao vivo com o Governador Camilo Santana.
18h13 – ‘Escolhi a profissão certa’, diz a profissional da saúde no Leonardo Da Vinci
“É uma mistura de emoção com sensação de ter escolhido a profissão certa, o caminho certo”, disse uma profissional da saúde que trabalha no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci. Ela foi entrevistada pelo GCMAIS enquanto aguarda a chegada das doses da CoronaVac.
17h50 – Avião com as doses da CoronaVac chega no Ceará
As 229.200 doses da vacina Coronavac chegaram no Ceará. O avião da Força Aérea Brasileira pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins no fim da tarde desta segunda-feira (18).
Camilo Santana, José Sarto e os titulares das Secretarias da Saúde do Município e Estado acompanharam a chegada do material no aeroporto.
Agora, as doses serão desembarcadas e distribuídas por Fortaleza e nos demais municípios cearenses.
As primeiras doses da vacina contra covid-19 vão ser aplicadas em cinco profissionais da saúde no Hospital Leonardo Da Vinci.
17h16 – Primeiras cinco pessoas que serão vacinadas no Ceará são profissionais da saúde
O Governo do Ceará divulgou que as primeiras cinco pessoas que devem receber a vacina contra covid-19 no Estado serão profissionais da saúde. Este momento está marcado para acontecer logo depois da chegada das doses da CoronaVac no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
O local escolhido para essa imunização inaugural no Estado foi o Hospital Leonardo Da Vinci.
Confira nome das primeiras cinco pessoas a receber a vacina:
– Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, técnica de enfermagem
– Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56, serviços gerais
– Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos, médico intensivista
– Cristiane Aparecida da Cunha, 39, fisioterapeuta
– Regiane Sousa Torres, 34, enfermeira
17h – Confira informações ao vivo sobre a vacinação no Ceará
O GCMAIS está ao vivo com as principais atualizações sobre o início da vacinação no Estado. Confira no vídeo:
16h – Plano Municipal de Vacinação em Fortaleza
Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, o prefeito José Sarto e a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Estela, anunciaram o Plano Municipal de Vacinação em Fortaleza.
Segundo Ana Estela, o primeiro lote de vacinas que chega ao Estado será usado prioritariamente em profissionais da área de saúde que trabalham na linha de frente do combate à covid-19 e casas de abrigo de idosos e portadores de deficiência acima dos 18 anos. A expectativa é de que essa primeira etapa acabe em cerca de uma semana.
Estes profissionais da linha de frente no combate à covid-19 serão vacinados nos próprios locais de trabalho, em turnos de manhã, tarde e noite.
Em um segundo momento, os idosos acima dos 75 vão receber o imunizante em casa. Essa logística será feita através de aplicativos e plataformas digitais que devem ser disponibilizados pela Prefeitura de Fortaleza até a semana que vem.
Os demais grupos também vão precisar marcar a vacinação nos aplicativos, mas estes terão locais de vacinação específicos. Segundo a secretaria, serão espaços como os Cucas, o Centro de Eventos, o ginásio Paulo Sarasate e a Arena Castelão. O local onde cada pessoa vai se vacinar será indicado pela plataforma digital de acordo com a distância da residência do solicitante.
15h49 – Sarto fala sobre o Plano Municipal de Vacinação de Fortaleza
Confira a coletiva ao vivo do prefeito de Fortaleza, José Sarto:
15h43 – Voo sai de Teresina
Segundo informações, o voo que traz a vacina CoronaVac para Fortaleza saiu de Teresina por volta das 15h40 e deve vir direto para a Capital.
15h33 – Voo com as doses da CoronaVac deve atrasar
O avião carregando as doses da CoronaVac destinadas para o Ceará deve chegar por volta das 17h15, mais de três horas depois do que era esperado. O motivo é que a aeronave passou em Goiânia e Teresina antes de pousar em Fortaleza.
15h15 – Ceará Sporting Club disponibiliza estádio para vacinação
O Ceará Sporting Club anunciou nesta tarde que está disponibilizando o Ginásio Vozão, no Porangabuçu, para ser um dos pontos de vacinação contra covid-19.
14h54 – Doses da CoronaVac chegam depois das 16h
Apesar da chegada do governador do Ceará e do prefeito de Fortaleza no Aeroporto Pinto Martins, as doses da CoronaVac só chegam no Estado por volta das 16h. O avião que traz estes imunizantes saiu de Guarulhos, mas pousa em Goiânia e Teresina e só então em Fortaleza.
14h42 – Caminhões saem a partir das 17h
Os caminhões do governo do Estado do Ceará estão parados no entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins esperando a chegada das vacinas. Segundo informações, a distribuição das dozes em Fortaleza começa a partir das 17h.
14h34 – Plano de Vacinação em Fortaleza
O prefeito José Sarto e a secretária municipal da Saúde apresentam o Plano Municipal de Vacinação de Fortaleza a partir das 15h desta segunda-feira. O anúncio será feito em coletiva de imprensa na sede da Secretaria Municipal da Saúde.
13h44 – Camilo e Sarto concedem primeira entrevista após chegada em Fortaleza
Após a chegada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o governador Camilo Santana e o prefeito José Sarto deram entrevista à imprensa, onde falaram sobre o plano de imunização no Estado.
“Será um processo que vai demorar”, disse o governador sobre o tempo que deve durara imunização no Ceará. “A gente espera que até o meio do ano teremos uma quantidade bastante significativa da população imunizada”. Mas, segundo ele, todo o ano de 2021 deve ser de campanha de vacinação contra a covid-19.
Confira o material exclusivo da TV Cidade:
13h18
Logística
Para a imunização atingir o maior número de cearenses, o governador Camilo Santana não poderá descuidar, nos próximos lotes, do processo logístico. “Para isso, devem ser bem estruturadas as articulações entre os diferentes modais de transporte, levando-se em conta as distâncias, condições de tráfego terrestre ou aquático, e mesmo aéreo, devido à questão da existência e proximidade de pistas de pouso”, explica Alessandra de Paula, especialista em sistema logístico.
A especialista alerta para outro detalhe. “Deve-se cuidar das datas de vencimento, tanto das vacinas, quanto dos insumos, buscando-se fazer a priorização dessas datas, utilizando-se o [pensamento] primeiro que vence, primeiro que sai”.
13h
O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou em vídeo divulgado, na manhã desta segunda-feira (18), que é fundamental a sociedade aderir ao plano de vacinação. A declaração acontece após o governador Camilo Santana anunciar o início de vacinação no Estado.
12h – Caminhões da Prefeitura de Fortaleza
Caminhões da Prefeitura de Fortaleza já estão no aguardo das vacinas no antigo Aeroporto de Fortaleza. Veja vídeo:
09h – Vacina rumo ao Ceará
O Prefeito de Fortaleza, José Sarto, esteve ao lado de Camilo Santana na solenidade, em São Paulo.
O Prefeito de Fortaleza, José Sarto, esteve ao lado de Camilo Santana na solenidade, em São Paulo. pic.twitter.com/UwjwaVI6Eh
— GCMAIS (@gcmaisonline) January 18, 2021
07h – Reunião Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde realizou uma reunião simbólica, na manhã desta segunda-feira (18), em São Paulo, para iniciar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. O governador do Ceará, Camilo Santana, participou da reunião e, nas redes sociais, informou que o plano de vacinação no Estado já poderá começar hoje (18), a partir das 17 horas.