PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vacinação contra a Covid-19 começa hoje no Ceará, informa Camilo Santana

O governador do Ceará disse que a chegada do primeiro lote da vacina Coronavac está prevista para 14 horas

Compartilhe
Vacinação contra a Covid-19 começa hoje no Ceará, informa Camilo Santana
Foto: GCMais

O Ministério da Saúde realizou uma reunião simbólica, na manhã desta segunda-feira (18), em São Paulo, para iniciar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. O governador do Ceará, Camilo Santana, participou da reunião e, nas redes sociais, informou que o plano de vacinação no Estado já poderá começar hoje (18), a partir das 17 horas.

“Participo de reunião agora sobre a distribuição da vacina para os estados. O lote do Ceará sai aqui de SP em instantes. O objetivo é começar a vacinação ainda hoje”, escreveu.

Leia também: Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
PUBLICIDADE

Segundo Camilo, a chegada do primeiro lote está prevista para 14 horas desta segunda-feira (18), com distribuição imediata aos municípios cearenses. Em sua rede social, o governador mostrou o carregamento do lote em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Veja vídeo:

Divisão das doses no Ceará

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses no Ceará serão divididas da seguinte forma:

PUBLICIDADE

- Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em asilos: 2.393

PUBLICIDADE

- Pessoas com deficiência vivendo em asilos: 132

- População indígena vivendo em terras indígenas: 20.250

PUBLICIDADE

- Trabalhadores de saúde: 86.360

PUBLICIDADE

OBS.: Cada pessoa receberá duas doses.

Viagem de Camilo Santana

PUBLICIDADE

Sarto acompanha reunião em São Paulo

O Prefeito de Fortaleza, José Sarto, também esteve ao lado de Camilo na solenidade, em São Paulo. "Bom dia! Estou em São Paulo com o governador Camilo Santana para acompanhar o envio do lote de vacinas para o Ceará", escreveu nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Plano de vacinação do Ceará

De acordo com o plano estadual de vacinação, “a meta mínima é vacinar 95% dos grupos prioritários para a vacinação, que corresponde a 643.465 na 1ª fase, 491.072 na 2ª fase, 415.155 na 3ª fase e 1.062.093 nas demais fases, totalizando 2.611.785 pessoas”.

Na primeira fase com o grupo prioritário, devem ser vacinados os profissionais da saúde, pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

PUBLICIDADE

Maior vacinação do mundo

O ministro da Saúde afirmou, nesta segunda-feira (18), que a vacinação no Brasil será "a maior do mundo". "O Brasil é referência de vacinação no mundo e continuará sendo. Só com 6 milhões de doses e a velocidade em que vamos aplicar, será a maior do mundo", disse Pazuello.

O ministro ainda disse que a vacinação nacional contra a covid-19 começará às 17h desta segunda-feira (18) em todos os Estados após a distribuição de doses da CoronaVac, que deverá ser concluída nesta tarde.

Pazuello reforçou que a divisão das 6 milhões de doses vai respeitar as "proporcionalidades" de cada Estado. Além disso, ressaltou que é papel dos governos e prefeituras não apenas fazer com que todas as pessoas tomem a vacina, mas também fazer um acompanhamento.

PUBLICIDADE

"Há ressalvas, ainda há documentações e comprovações a serem cumpridos até 31 de março. Isso faz com que todas as pessoas que tomarem vacina sejam acompanhadas. É missão das prefeituras. Não é aplicar a vacina e pronto. É aplicar e monitorar", afirmou o ministro.

Para Pazuello, o início da vacinação demonstra o trabalho conjunto do governo federal e do ministério da Saúde e afirmou que, o que for combinado, será cumprido. "Neste momento, tudo isso demonstra trabalho conjunto. Demonstra que a nossa lealdade federativa está mantida, mas do que depender do governo e do ministério, nós vamor cumprir rigorosamente o que for combinado, em nome da nossa ética e palavra", disse.

Apesar do planejamento do governo federal para o início da vacinação em todo o Brasil a partir de quarta-feira (20), a primeira dose de vacina contra covid-19 foi aplicada em São Paulo no domingo (17), após a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do uso emergencial da CoronaVac.

PUBLICIDADE

A primeira pessoa vacinada no país foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, com perfil de alto risco para complicações da covid-19.

Leia também
Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
OUTUBRO ROSA
Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
02 de out. de 2026 - 16:52
Fortaleza deve ter 1,2 mil novos casos de câncer de mama em 2026
SAÚDE
Fortaleza deve ter 1,2 mil novos casos de câncer de mama em 2026
02 de out. de 2026 - 09:50
Doação de sangue tem novas regras no Brasil; veja idade, prazos e teste para malária
SAÚDE
Doação de sangue tem novas regras no Brasil; veja idade, prazos e teste para malária
02 de out. de 2026 - 08:13