Algumas cidades, assim como a Capital, já começaram a vacinar algumas pessoas dos grupos de risco
Após Fortaleza, vacinas chegam em 20 municípios cearenses nesta terça-feira (19)
A esperança no fim da pandemia de covid-19 se espalha pelo Ceará. Após a chegada das 229.200 doses da vacina Coronavac no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, caminhões, aviões e helicópteros partiram pelo Estado distribuindo a carga.
Em Sobral, por exemplo, assim como na Capital, a imunização já começou. Ainda na noite da última segunda-feira, 2.251 doses chegaram ao município. A primeira pessoa a receber a vacina foi a agente de saúde Ana Maria do Nascimento, de 64 anos.
Assim como em Fortaleza, o primeiro grupo a receber as vacinas são os profissionais da saúde e idosos com mais de 75 anos. Estes últimos vão receber a vacina em casa.
Temos vacina! 😷💉🥰
— Ivo Gomes (@FalaIvo) January 17, 2021
Já o Maracanaú recebeu 3.060 doses do imunizante e, segundo nota divulgada pela gestão do Município, “o prefeito Roberto Pessoa tomará as medidas necessárias para iniciar a vacinação dos maracanauenses de forma desconcentrada em unidades de saúde e no hospital, iniciando pelos profissionais de saúde da linha de frente”.
Baturité deve anunciar o plano de vacinação ainda nesta terça-feira. A partir das 19 horas, o município fará uma live nas redes sociais apresentando como será feita a imunização na região.
Em Aracati a vacinação já começou. Dois profissionais da saúde já tomaram a vacina na última segunda-feira. São eles: Francisco Herlon de Ávila Rodrigues e Filomena Maria De Freitas Silva. Os dois trabalham na linha de frente da covid-19.
As datas de vacinação do Aracati ainda não foram divulgadas, mas 293 pessoas vão ser vacinadas neste primeiro lote. A prioridade são profissionais da saúde que atuam em combate à covid-19, pessoas acima de 75 anos, os acima de 60 anos e deficientes que residam em asilos e abrigos e a população indígena.
Além destes municípios, também receberam as vacinas as cidades de Caucaia, Itapipoca, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Russas e Limoeiro do Norte.
Seringas e agulhas
Segundo o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, o Estado possui 5 milhões de seringas e agulhas em estoque no momento. Outras 5 milhões devem chegar até o final do mês de janeiro. A previsão é de que, até fevereiro, a quantidade seja dobrada.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.