PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Enem: Defensoria Pública da União pede adiamento do 2º dia de prova

DPU defende ainda que Exame seja remarcado para os candidatos que não compareceram no domingo (17); abstenção bateu recorde

Compartilhe
Enem: Defensoria Pública da União pede adiamento do 2º dia de prova
Foto: GCMais

A DPU (Defensoria Pública da União) apresentou à Justiça Federal em São Paulo, nesta segunda-feira (18), um pedido para que o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino médio), que está programado para acontecer neste domingo (24), seja adiado. Na ação, a instituição federal defende também que a prova seja remarcada para aqueles que não compareceram ontem —o índice de abstenção ficou em 51,5%.

No sábado (16), o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) negou outro pedido da DPU. De acordo com a decisão, os dados fornecidas pelo órgão foram "insuficientes" para demonstrar que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não teria como garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Leia também: Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
PUBLICIDADE

No texto, o juiz federal Leonardo Henrique Soares afirma que a DPU não conseguiu demonstrar nos autos "incompatibilidade entre o número de alunos inscritos em cada cidade e a quantidade de lugares disponíveis nos locais reservados para a aplicação dos exames, segundo a capacidade de cada uma das salas de aula, a revelar tenha ocorrido clara alteração da verdade dos fatos que justifique a suspensão da realização presencial do Enem nas datas já agendadas."

A senteção acompanhou as determinações da Justiça Federal em São Paulo e do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que garantiram a realização do Enem 2020. O juiz, no entanto, não descartou a possibilidade de comprovação das informações no decorrer do Enem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A DPU argumentou que o Inep, órgão responsável pela realização das provas, não teria como garantir o cumprimento dos protocolos sanitários criados por eles mesmos e "ainda induziram a Justiça Federal da 3ª Região a erro, prestando informações inverídicas que vieram a subsidiar as decisões de indeferimento dos pedidos de adiamento, em 1ª e 2ª instância".

Leia também
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
DE 7 A 9 DE OUTUBRO
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
30 de set. de 2026 - 23:17
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
GRADUAÇÃO
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
30 de set. de 2026 - 09:25
Ceará lidera percentual de estudantes do 6º ao 9º ano em tempo integral no Brasil
PESQUISA
Ceará lidera percentual de estudantes do 6º ao 9º ano em tempo integral no Brasil
28 de set. de 2026 - 09:34