Camilo Santana, governador do Ceará, antecipou para quinta-feira (21), a reunião semanal do comitê que acompanha a situação da pandemia no Estado. O encontro acontece todas as sextas-feiras, mas foi alterado por conta do aumento recente de casos de coronavírus.
Nas redes sociais, o líder do executivo adiantou que os leitos para pacientes com Covid-19 devem ser ampliados, mesmo com o início da campanha de vacinação no Ceará, realizada desde segunda-feira (18).
“Mesmo com o início da vacinação, sem a previsão do Ministério para os próximos lotes, esse processo deve se estender pelos próximos meses. Portanto muita gente ainda continuará sem imunização por um certo período, o que nos deixa em alerta para uma possível continuidade do aumento de casos e da pressão assistencial. Continuaremos agindo com todo o rigor e responsabilidade com o objetivo prioritário de salvar vidas”, explicou Camilo Santana.
Todos municípios já receberam vacinas
De acordo com Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), todos os municípios já receberam doses da vacina. “Toda a logística planejada aconteceu nessas 24 horas”, afirmou.
O secretário ainda alertou para a manutenção das medidas de prevenção, mesmo com a chegada da vacina ao Ceará. “A pandemia não acabou. Embora a vacina seja uma ótima notícia, que nos traz muita esperança, é muito importante o uso da máscara, isolamento. É muito importante alertar para que nós façamos o nosso papel para que a gente preserve vidas para que todos nós enfrentemos essa pandemia como o Ceará tem feito, com responsabilidade, sabendo reduzir quando necessário e mantendo a economia em funcionamento”, disse.
A Prefeitura de Fortaleza divulgou na noite desta terça-feira (19) que 742 pessoas já foram vacinadas na Capital. Destas, 481 são profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à pandemia de covid-19. Entre os idosos acima dos 60 anos que estão em Instituições de Longa Permanência, são 173 vacinados.
Leia mais | Devo usar máscara após tomar a vacina? Tire suas dúvidas sobre a imunização
Profissionais de saúde: mãe é vacinada pela filha em Santa Quitéria
Pajé Raimunda Tapeba é a primeira pessoa vacinada contra covid-19 na Caucaia
A vacina chegou, Ceará! Nossa chance de estancar mortes pela Covid-19