O governo indiano autorizou a exportação comercial de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil. O imunizante é desenvolvido pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford e fabricado no Serum Institute of India. A primeira remessa será enviada ao Brasil nesta sexta-feira (22).
O Palácio do Planalto confirmou à Record TV que recebeu a informação e já está em contato com o Ministério da Saúde.
A exportação das doses foi suspensa na última semana, após o governo indiano decidir priorizar sua própria campanha de vacinação. Dias atrás, enviou suprimentos gratuitos para Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.
O ministro das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, confirmou o fornecimento comercial. “Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse.
“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos da África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.
O anúncio acontece no mesmo dia em que cinco pessoas morreram vítimas do incêndio que atingiu a sede do laboratório indiano. Segundo os meios de comunicação indianos, o fogo começou num local que está em obras, dentro do edifício. De acordo com as primeiras informações, a produção de vacinas contra a Covid-19 não foi afetada. Ainda não se sabe o que causou o fogo que atingiu o prédio. As chamas atingiram dois andares.