A vacinação contra covid-19 chegou aos profissionais da saúde que trabalham no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A imunização aconteceu nesta quinta-feira (21) e começou por volta das 10h.
“A vacina é esperança que, em breve, vamos voltar a normalidade”, afirma a farmacêutica Veridiana Miyajima, de 46 anos. Ela foi a primeira das 88 pessoas que receberam a dose da CoronaVac no Hemoce. “Estou muito feliz e grata, mas esse momento foi também de reflexão. Fiquei me perguntando: quantas vidas foram perdidas porque não tiveram essa oportunidade? Posso dizer que sou uma privilegiada por ter sobrevivido e mais ainda por receber a vacina. É, sem dúvida, emocionante e gratificante”, comemora.
Neste lote, ainda insuficiente para cobrir a imunização de todo o grupo prioritário, o Governo do Ceará vem priorizando os profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19, além de idosos com mais de 60 anos e portadores de deficiências que estão em abrigos.
Para essa aplicação, o Hemoce recebeu uma equipe de quatro enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, órgão responsável pela imunização na Capital.
Como a CoronaVac exige que sejam tomadas duas doses, estes profissionais da saúde devem receber a segunda parte em, no máximo, 28 dias.
Novos leitos de UTI no Ceará
O Governo do Ceará anunciou, na noite desta quinta-feira (21), que vai adicionar 211 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 na rede pública de saúde. Na manhã desse mesmo dia, o governador Camilo Santana já havia falado sobre essa ampliação nos leitos, assim como outras medidas para combater a disseminação da covid-19.
Em Fortaleza, o número de vagas para o tratamento da covid-19 via quase dobrar. De 181, valor que a Capital tem atualmente, a quantidade vai passar para 343. No Cariri, de 93 vai passar para 112. No Sertão Central, o número sairá de 20 para 30 leitos.
Sobral (com 60 leitos) e o Litoral Leste do Ceará (com 10 leitos) continuam com as mesmas quantidades.
Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, essa ampliação no leito de UTIs deve ser concluída em até 15 dias.