A chegada do período chuvoso no Ceará sempre traz uma preocupação: o risco de criar focos do Aedes aegypti. Esse mosquito transmite doenças perigosas, como a dengue, a zika e a chikungunya, e costuma ficar em locais que possuem água parada.
O “Xô, Mosquito!” é um aplicativo disponibilizado pela Prefeitura de Fortaleza para facilitar as denúncias de focos do Aedes aegypti. A tecnologia está disponível para dispositivos Android e iOS.
O coordenador do Núcleo de Endemias de Fortaleza, Carlos Alberto dos Santos Barbosa, diz que esta funcionalidade permite que a ação dos agentes de endemias do Município possam agir com mais acertividade.
Leia também | Arboviroses, saiba onde procurar atendimento e a diferença entre elas
“As pessoas ligam denunciando focos nas casas de vizinhos ou em terrenos, por exemplo. Com o aplicativo, rapidamente encaminhamos um agente de endemias para o local. Além disso, a ferramenta também orienta e tira dúvidas, além de reduzir os processos físicos e a circulação de pessoas”, explicou.
Além da função de denúncia, o aplicativo também traz informações sobre as medidas preventivas ao mosquito. É possível, ainda, visualizar o número de casos notificados em um bairro para entnder a disseminação do mosquito em cada região.
Leia também | Fortaleza terá 23 postos de saúde para tratar arboviroses
“É uma tecnologia valiosa se for bem utilizada. É um canal de comunicação, ainda mais nesse momento tão complicado no qual as pessoas acabam se esquecendo da dengue por causa da pandemia”, enfatiza Carlo Alberto.
Em 2020, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covis) registrou mais de 3 mil processos ou denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti.