As primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegam ao Ceará nos próximos dias. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22), pelo governador Camilo Santana. Embora não tenha detalhado sobre o total que o Estado vai receber, o Ministério da Saúde afirmou que o país espera 2 milhões de doses.
“Informo aos cearenses que nosso estado deverá receber novo lote de vacinas da Covid nos próximos dias. Dessa vez será a vacina de Oxford/AstraZeneca. Conversei ontem com o ministro Pazuello e com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, sobre esse processo de distribuição e sobre a produção e aquisição de novas doses. Farei todo o esforço necessário para agilizar essa imunização dos cearenses. Enquanto a vacina não chega para todos, devemos continuar tomando os cuidados para evitar a contaminação. Houve aumento considerável de casos e, somente com a prevenção, conseguiremos evitar que esse aumento continue e evitar que mais cearenses percam a vida”, escreveu Camilo Santana, em rede social.
A exportação das doses foi suspensa na última semana, após o governo indiano decidir priorizar sua própria campanha de vacinação.
Durante a semana, o ministro das Relações Exteriores indiano, Harsh Vardhan Shringla, confirmou o fornecimento comercial para o Brasil. “Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse.
“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos da África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.
https://www.youtube.com/watch?v=bXzS9x13rto
Primeiras doses serão distribuídas no fim de semana
Os 2 milhões de doses da AstraZeneca contra a covid-19 que devem chegar da Índia nesta sexta-feira (22) serão distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado (23). Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a Força Aérea Brasileira está à disposição para agilizar a distribuição da vacina pelo país.
“Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí para servir o Brasil e essa vacina, se chegar hoje à noite, amanhã começa a chegar a seus destinos”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro falou com a imprensa ao deixar o Palácio da Alvorada, após café da manhã com parlamentares na residência oficial. Ele reafirmou que a vacinação não será obrigatória e recomendou que as pessoas leiam os estudos dos imunizantes.
“Ela tem que ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda. E peço que o pessoal leia o contrato com a empresa para tomar pé de onde chegaram as pesquisas e porque não se conclui ainda dizendo que uma vacina é perfeitamente eficaz. Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil, para quem for vacinado”, afirmou.
Incêndio
Cinco pessoas morreram vítimas do incêndio que atingiu a sede o “Sérum Institute of India”, em Pune, nesta quinta-feira (21). A maior fábrica de vacinas do mundo produz o imunizante contra a Covid-19 que será exportado para o Brasil.
Segundo os meios de comunicação indianos, o fogo começou num local que está em obras, dentro do edifício. De acordo com as primeiras informações, a produção de vacinas contra a Covid-19 não foi afetada.