Ícone do site Portal GCMAIS

Início da vacinação, seringa vazia e tentativa de furar fila: confira as principais notícias desta semana

Início da vacinação, seringa vazia e tentativa de furar fila: confira o que foi destaque nesta semana

Foto: Governo do Ceará

A semana que se passou deu uma injeção de esperança na população brasileira, com o início da vacinação em todo o País. Porém, irregularidades e tentativas de furar a fila de prioridade preocupam a população.

Além disso, a semana também foi marcada por um novo decreto do Governo do Ceará, a chegada de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, o bom momento do futebol cearense e a estreia de Gênesis. Confira os destaques desta semana no GCMAIS:

Vacinação no Ceará

A semana começou com a esperança de dias melhores no Ceará. O Estado, assim como todo o País, entrou em um novo momento do combate à covid-19: a vacinação.

Com a CoronaVac, vacina do Instituto Butantan, autorizada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17), a segunda-feira (18) entrou para a história como o dia em que os imunizantes contra covid-19 chegaram no Ceará.

A vacinação em Fortaleza começou já na noite da segunda-feira, pouco depois da chegada das doses no Aeroporto Pinto Martins. A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, foi a primeira pessoa a tomar a vacina no Ceará, em uma cerimônia no hospital Leonardo Da Vinci. O GCMAIS acompanhou esta primeira imunização.

Publicidade

Outras seis pessoas foram vacinadas ainda na segunda-feira na Capital. Em seguida, a imunização começou em diversos locais, como Caucaia, Santa Quitéria, Paracuru e os municípios que fazem parte do Cariri.

No total, até a sexta-feira (22), o Ceará já tem mais de 21 mil pessoas vacinadas contra a covid-19. Um novo lote de vacinas importadas da Índia deve chegar no Estado nos próximos dias.

O GCMAIS preparou um material para tirar as principais dúvidas sobre a vacinação no Estado. Confira no link.

Seringa vazia e tentativa de furar fila da vacinação

Apesar da chegada das vacinas ser motivo de esperança para a população, irregularidades na vacinação também foram destaque nessa semana.

A campanha de vacinação em Quixadá começou cercada de polêmicas. Entre as primeiras pessoas que deveriam receber a aplicação, estava a enfermeira Benedita Oliveira, atual secretária municipal de Saúde do município. Na hora de receber a dose da CoronaVac, no entanto, a seringa estaria vazia. Vídeos e fotos que registraram o momento circularam nas redes sociais durante esta quarta-feira, e ocasionaram um questionamento: houve aplicação da vacina?

https://www.youtube.com/watch?v=vVgyU6CI3e4

O GCMAIS explicou o que aconteceu no momento da vacinação, que acabou esvaziando a seringa. Confira no link.

Além desse caso, diversas cidades do Brasil foram autuadas pelo Ministério Público por denúncias de que autoridades locais estariam furando a fila de prioridade na vacinação. Como o primeiro lote ainda é pequeno, a prioridade é vacinar, nesse momento, profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19, povos indígenas e pessoas com mais de 60 anos ou portadores de deficiência que estão em abrigos.

https://www.youtube.com/watch?v=oWeUKbg5kh8

Até o humorista Carlinhos Maia foi investigado sobre um suposto convite de vacinação, mesmo sem ele estar no grupo prioritário. O vice-presidente Hamilton Mourão declarou nesta sexta-feira que os furadores de fila no país mostram falta de caráter e de solidariedade com o restante da população.

Novo decreto no Ceará

A vacinação começou, mas a situação do número de infectados com covid-19 no Ceará ainda preocupa as autoridades.

Camilo Santana e José Sarto, em coletiva de imprensa na quinta-feira (21) anunciaram medidas mais rígidas no combate à pandemia. Áreas de lazer dos condomínios de praia estão proibidas e o governador pediu que a população de Fortaleza, região com o maior número de infectados, evite viagens intermunicipais. O Estado também falou em ampliação dos leitos de UTI para tratamento exclusivo da covid-19.

O decreto publicado nesta sexta-feira também proíbe a venda e o consumo de bebidas em locais públicos a partir das 22h. No fim de semana, a Praia de Iracema, na região conhecida como Praia dos Crush, vai voltar a receber gradis. Locais como o Benfica e o Polo da Mocinha vão ter fiscalização intensificada para evitar aglomerações.

Joe Biden toma posse

Na América do Norte, Joe Biden é, oficialmente, o 46º presidente dos Estados Unidos. Ele tomou posse na última quarta-feira (20), dando fim ao período que ficou conhecido como “era Trump”.

E para deixar bem claro essas mudanças, logo nos primeiros momentos como líder da Nação, ele assinou decretos executivos para recolocar os EUA no Acordo de Paris sobre Mudança Climática e impedir o País de deixar a Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, Biden reverteu duas medidas controversas tomadas por Donald Trump.

Aqui no Brasil, essa posse pode afetar diretamente a economia nacional, e até do estado do Ceará. O GCMAIS conversou com o economista Igor Lucena sobre o assunto. Confira no link.

Vitórias do Fortaleza e do Ceará

No futebol, os torcedores cearenses comemoram as vitórias do Fortaleza e do Ceará nesta quinta-feira.

O Leão saiu de um período vários jogos sem nenhuma vitória e ganhou de 2 a 0 do Santos na Arena Castelão. O resultado tirou o Fortaleza da zona de rebaixamento eu deu um novo fôlego para a equipe. Em entrevista coletiva, o técnico Enderson Moreira disse que o apoio da torcida foi essencial para essa vitória.

O time entra em campo novamente neste domingo (24), jogando contra o Atlético Goianiense, um jogo que promete ser acirrado já que as duas equipes estão coladas na tabela do Brasileirão.

Já o Ceará, terminou o jogo da quinta-feira com uma goleada de 4 a 0 contra o Goiás. Com a vitória, o Vovô fica no 10º lugar da tabela do Brasileirão. Destes 4 gols, 2 foram de Vina e os outros dois receberam a assistência dele. O meia é o principal destaque dessa temporada do alvinegro.

O Vozão enfrenta o Palmeiras na Arena Castelão a partir das 16 horas do domingo (24).

Estreia de Gênesis

A nova superprodução da Record TV, a novela Gênesis, estreou nesta terça-feira (19), e já foi destaque de público.

No Ceará, mais de 724 mil casas, segundo o Kantar Ibope Media, estiveram ligadas na tela da TV Cidade Fortaleza (canal 8.1)  para acompanhar a criação do mundo, a queda de Lúcifer (Igor Rickli) e os primeiros momentos da jornada do casal Adão (Carlos Porto) e Eva (Juliana Boller).

Em todo o Brasil, a estreia conquistou a vice-liderança do horário nobre da TV aberta.

Confira o resumo da novela nesta semana, entre o dia 19 e 22 de janeiro.

Sair da versão mobile