Ícone do site Portal GCMAIS

72.500 doses da vacina Oxford / AstraZeneca chegam no Ceará

Foto: Ministério da Saúde

Por volta das 22h10 chegou no Ceará a aeronave com 72.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O avião, que veio do Rio de Janeiro, descarrega este novo lote de imunizantes no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Leia também | O que muda com a chegada da vacina de Oxford ao Brasil?

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto acompanham a chegada desta carga na Capital. Após a verificação do material, os gestores participaram de uma coletiva de imprensa no aeroporto.

Acabamos de receber a vacina da AstraZeneca”, disse o governador. “São vacinas que chegaram ontem no Brasil e talvez o Ceará seja o primeiro estado a já estar recebendo ainda hoje”, destacou.

“É  uma luta que a gente vai vencendo passo a passo”, definiu Sarto, que, assim como o governador, lembrou que a pandemia ainda não acabou no Ceará, por isso é preciso manter todos os cuidados.

Publicidade

Este segundo lote ainda não é o suficiente para garantir a imunização de todo o primeiro grupo prioritário no Ceará, mas a expectativa é de que o Instituto Butantan envie mais doses nos próximos dias. Essas doses são material já produzido pelo Instituto e que aguardava a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cerca de 4,8 milhões de doses da CoronaVac já estão autorizadas para serem distribuídas.

“A ideia é que a gente faça a vacinação no tempo adequado. Já cumprimos grande parte da vacinação desse lote anterior de CoronaVac. Amanhã vamos discutir esse a logística de distribuição”, disse o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, que também acompanhou a chegada do material.

“Agora vamos vacinar”, encerrou o governador Camilo Santana.

Confira o vídeo do momento em que as doses foram descarregadas no Estado:

Este lote das vacinas veio da Índia e estava previsto para chegar no fim de semana passado, mas o país asiático negou o envio. Foi só na última sexta-feira (22) que o avião vindo da Índia entregou os imunizantes no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile